P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Divulgação

Proposta da vereadora Rose Cruvinel visa criar vagas na Alameda dos Flamboyants para atender bares e restaurantes; Prefeitura negou plano inicial que previa 330 vagas em áreas verdes, mas moradores protestam contra a falta de diálogo

Projeto que cria 190 vagas de estacionamento no Parque das Laranjeiras divide moradores e comerciantes

19/11/2025, às 13:58 · Por Redação

Um projeto de reurbanização no Parque das Laranjeiras, na região leste de Goiânia, se tornou alvo de uma intensa disputa entre moradores e comerciantes. A proposta, encampada pela vereadora Rose Cruvinel (UB), prevê a criação de pelo menos 190 vagas de estacionamento ao longo das vias, especialmente na Alameda dos Flamboyants, para fomentar o comércio local.

A criação das vagas é defendida pela parlamentar como o primeiro passo para transformar a Alameda dos Flamboyants em uma "Avenida Gastronômica de Goiânia", projeto de lei já aprovado em primeira votação na Câmara. A iniciativa visa melhorar o tráfego e fortalecer o ambiente comercial, que cresceu com a chegada de bares e restaurantes.

Áreas Verdes Excluídas, Mas Críticas Permanecem

O projeto inicial, elaborado por empresários e protocolado pela vereadora, previa mais de 500 vagas no bairro, sendo 330 delas em áreas verdes localizadas no cruzamento com a Avenida das Laranjeiras.

Essa parte do projeto foi negada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Seplan (Planejamento) e da Amma (Meio Ambiente), que se colocaram desfavoráveis ao uso das áreas públicas e rotatórias para esse fim, citando a função ambiental e a inexistência de demanda.

Diante da negativa, a vereadora afirma que as obras, previstas para começar ainda neste mês, focarão na criação de vagas de gaveta (perpendiculares) em calçadas largas na zona comercial, especialmente onde não há árvores.

Moradores Reclamam da Falta de Diálogo

Apesar das mudanças, o projeto virou alvo de abaixo-assinado e fortes críticas de moradores, que alegam não terem sido ouvidos.

A moradora Meirinalva Maria Pinto, que reside há dez anos na Rua E-2, descobriu o plano inicial por acaso, ao questionar servidores que mediam as árvores em frente à sua casa. Ela e outros vizinhos questionam a necessidade da intervenção.

"Os comerciantes querem fazer estacionamentos, tudo bem, é direito deles. Mas não consultaram os moradores," afirma Meirinalva. "Aqui é um bairro tranquilo, não tem dificuldade nenhuma de passar aqui nas ruas, nem de estacionar, nada justifica esse projeto."

A vereadora, por sua vez, afirma que "todos os moradores e os comerciantes foram chamados para discutir o projeto" e que a divulgação do esboço inicial da área verde foi feita por pessoas "só para ser contra mesmo." O Paço Municipal informou que o projeto ainda está em fase de estudos técnicos e não foi concluído.


Parque das Laranjeiras Estacionamento