P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Divulgação

Campeonato passará a ser chamado de "Goianão Novo Mundo 2026" e terá três grupos na 1ª fase, onde times não se enfrentam. Fórmula do mata-mata e playoff de rebaixamento são definidos; Centro Oeste de Nerópolis estreia na elite

Goianão 2026 terá novo nome, fase de grupos inédita e formato que depende da Série A do Goiás

19/11/2025, às 13:55 · Por Redação

A Federação Goiana de Futebol (FGF) definiu, junto aos doze clubes participantes, a fórmula de disputa e os detalhes do Campeonato Goiano de 2026. As novidades incluem um novo nome, uma fase de grupos reestruturada e um formato de mata-mata que dependerá da situação do Goiás no cenário nacional.


Novo Patrocinador e Grupos Inéditos

O nome oficial da competição, na próxima temporada, será “Goianão Novo Mundo 2026”, fruto de uma parceria de naming rights com a empresa goiana de eletrodomésticos.


A principal mudança na etapa classificatória será a adoção de três grupos com quatro times em cada. Diferente das edições anteriores, os integrantes do mesmo grupo não se enfrentarão. Cada equipe fará oito partidas únicas contra os adversários dos outros dois grupos.


Confira os grupos:


Grupo A: Vila Nova, Crac, Inhumas e Goiatuba.


Grupo B: Goiás, Anápolis, Aparecidense e Jataiense.


Grupo C: Atlético-GO, Abecat, Centro Oeste e Anapolina.


Mata-Mata Flexível e Rebaixamento Tenso

O início do campeonato também está atrelado ao desempenho do Goiás: se o Esmeraldino subir para a Série A, a estreia será em 07 de janeiro; caso contrário, será em 11 de janeiro.


A definição das fases eliminatórias também foi condicionada à situação do alviverde:


Goiás na Série A: Apenas a final terá jogos de ida e volta. Quartas e semifinais serão em jogo único, na casa do time de melhor campanha.


Goiás na Série B: Todos os duelos eliminatórios (quartas, semis e final) terão jogos de ida e volta.


No rebaixamento, o 12º colocado (último) cai automaticamente. O 11º e o 10º fazem um playoff de dois jogos. Contudo, o rebaixamento é definido pela tabela geral, ou seja, o 11º cairá se não alcançar a pontuação total do 10º, mesmo vencendo os confrontos diretos. Apenas a Anapolina não concordou integralmente com este modelo.


Vale ressaltar a chegada do Centro Oeste, de Nerópolis, que fará sua estreia na elite goiana junto à Anapolina, que retorna após ser campeã da Divisão de Acesso.


Goianão 2026 Futebol Goiás Esporte Clube Vila-Nova Atlético Goianiense Novo Mundo