Matérias
Divulgação - Secom Goiás
Governador Ronaldo Caiado afirma que resultado da Genial/Quaest reforça competitividade de sua pré-candidatura e critica gestão federal na área de segurança
Caiado vê avanço em pesquisa e diz que diferença para Lula “vai desaparecer”
14/11/2025, às 11:33 · Por Redação
O governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (UB), avaliou como “extremamente positivo” o resultado da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13/11). Segundo ele, o levantamento confirma a queda da diferença em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aponta espaço para crescimento de sua candidatura.
“Sigo sendo o candidato menos rejeitado e, ao mesmo tempo, o menos conhecido — e ainda assim a diferença em relação ao Lula caiu pela metade. Em um embate direto, a distância despencou de 15 para 7 pontos”, afirmou. “Tenho plena convicção de que, à medida que apresentarmos nosso projeto e mostramos ao país a transformação que fizemos em Goiás, essa diferença vai desaparecer. Vamos ultrapassar Lula e vencer a eleição”, disse Caiado ao jornal O Popular.
Caiado tem buscado ampliar sua presença no debate nacional após a Operação Contenção, deflagrada em 28 de outubro no Rio de Janeiro. Dois dias depois da ação, o goiano participou de reunião que resultou na criação do “Consórcio da Paz”, iniciativa para integrar forças de segurança e inteligência entre Estados. A temática é uma das principais bandeiras de sua administração.
Para o governador, o cenário apontado pela pesquisa indica desgaste da gestão federal. “Lula hoje é mais desaprovado do que aprovado — e a tendência é de derrota”, disse. A sondagem mostra que 50% desaprovam o governo petista, enquanto 47% aprovam. Em todos os cenários testados, Lula segue à frente, mas com redução nas distâncias. “O levantamento apenas reflete um governo incapaz de entregar o que a sociedade exige. Isso ficou explícito no debate sobre violência: o governo federal não enfrenta o problema, não combate as facções e não consegue proteger a população que vive sob o domínio do crime”, declarou.
Resultados
Na intenção de voto espontânea, Caiado não pontuou. No cenário estimulado de primeiro turno com Lula e Eduardo Bolsonaro (PL), ele aparece com 11%, contra 39% do petista e 24% do deputado. Brancos, nulos e aqueles que não votariam somam 21%; indecisos, 5%.
Em um eventual segundo turno contra o presidente, Caiado alcança 35%, enquanto Lula registra 42%. Outros 19% votariam branco, nulo ou não votariam, e 4% não sabem. É o melhor desempenho do governador desde o início da série da Quaest, em maio de 2025. Na rodada anterior, Lula tinha 46% e Caiado, 31%.
A pesquisa mostra que o goiano segue pouco conhecido nacionalmente. Para 51% dos entrevistados, ele é um nome desconhecido; 15% dizem conhecer e votar nele; 34% afirmam conhecer, mas não votar. Em maio, 62% diziam não saber quem era Caiado — o índice caiu, mas estabilizou nos últimos meses.
O próprio governador reconhece a dificuldade: ampliar sua visibilidade é um dos pontos centrais de sua estratégia. Ao mesmo tempo, sua rejeição subiu de 25% em maio para 34% agora, enquanto os que declaram voto nele foram de 13% para 15%. Lula tem o menor índice de desconhecimento, apenas 2%. Bolsonaro aparece com 4%.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas presenciais, entre os dias 6 e 9 de novembro, com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais e o nível de confiança, de 95%.
Política Eleições 2026 Ronaldo Caiado Goiás,
