Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Atualmente, Talles Barreto, escolhido para ser o candidato do partido em Goiânia, tenta desgrudar sua imagem do desgastado ex-governador

Marconi Perillo não comparece às prévias do PSDB em Goiânia

05/03/2020, às 09:47 · Por Pedro Lopes

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) foi uma das ausências sentidas na pré-convenção que escolheu o aliado, um dos líderes da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Talles Barreto (PSDB), como postulante à Prefeitura de Goiânia. Apesar de ferrenho defensor do período conhecido como "Tempo Novo", que durou 20 anos e teve além de Perillo, José Eliton e Alcides Rodrigues no Palácio das Esmeraldas, o parlamentar, agora, tenta desgrudar sua imagem do desgastado ex-governador.

Barreto também testará o tamanho do desgaste da legenda no principal colégio eleitoral do Estado. A iniciativa de Talles Barreto contrasta com seu perfil e com o histórico do PSDB em Goiânia. O parlamentar jamais disputou eleição majoritária e, até por isso, é pouco conhecido do eleitorado em geral – embora agora, pela primeira vez, seja oposição. Além da falta de lastro do deputado, os tucanos não disputam a Prefeitura de Goiânia com candidatura própria desde 2000 – quando a ex-senadora Lúcia Vânia concorreu e terminou em 3º lugar.

Nos quase 20 anos em que o PSDB governou Goiás, período em que o partido cresceu em todo o Estado, dominando as cadeiras na Assembleia e Congresso Nacional, a capital sempre foi uma espécie de ‘pedra no sapato’. Governador por quatro mandatos, Marconi Perillo (PSDB) jamais conseguiu eleger um prefeito em Goiânia.

Nesse período, Goiânia transformou-se em um reduto do MDB, liderado pelo prefeito Iris Rezende (eleito prefeito em 2004, 2008 e 2016), além de eleger dois prefeitos do PT – Pedro Wilson (2000) e Paulo Garcia (2012).

Uma candidatura de Talles Barreto seria a aposta em uma mudança no perfil do eleitorado da capital – fundamental para alijar os tucanos do poder em 2018. Se conseguir viabilizar sua candidatura ao Paço, o deputado parece acreditar que seja possível reescrever a história do PSDB no Estado começando por Goiânia.





Talles Barreto PSDB Marconi Perillo Goiânia Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E