Matérias
Reprodução
Gelasio Franco Filho foi localizado em Petrolina de Goiás, após quase um mês de buscas coordenadas pela Polícia Civil
Ex-policial condenado por estupro de vulnerável é preso após ser incluído na lista da Interpol
09/11/2025, às 09:37 · Por Redação
O ex-policial civil Gelasio Franco Filho, de 63 anos, foi preso na última sexta-feira (7/11) em Petrolina de Goiás, na região central do estado. Condenado a 13 anos e 6 meses de prisão por estupro de vulnerável contra crianças de seu convívio familiar, em Anápolis, ele estava foragido desde 10 de outubro. Durante o período em que permaneceu oculto, seu nome chegou a ser incluído na lista vermelha da Interpol, que reúne procurados internacionais.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Humberto Teófilo, as primeiras informações indicavam que Gelasio poderia estar em uma residência no Setor Jaó, em Goiânia. A Polícia Civil obteve autorização judicial para entrar no imóvel, com acompanhamento da OAB, diante da suspeita de que o local pertencia a um parente do foragido, mas ele não foi encontrado.
Com a dificuldade na localização, o delegado solicitou autorização para divulgar a imagem do condenado e iniciar a inclusão do mandado de prisão em sistemas internacionais. “Compartilhei informações com a Polícia Militar. Inicialmente houve uma diligência em Nova Veneza, mas ele não foi encontrado. Depois, com novas informações sendo trocadas, conseguimos localizá-lo em Petrolina de Goiás", afirmou Teófilo.
Decisão do Tribunal de Justiça de Goiás, publicada em 22 de outubro, já estabelecia que a sentença tinha transitado em julgado e determinava a difusão internacional do mandado. “Isto posto, determino a inclusão do mandado de prisão por condenação definitiva expedido em desfavor de Gelasio no sistema de difusão vermelha da Interpol", diz trecho da decisão.
A Polícia Civil informou que Gelasio será encaminhado ao sistema prisional para início do cumprimento da pena.


