Matérias
Reprodução
Governo norte-americano apura possível formação de cartel entre quatro grandes processadoras de carne que dominam o mercado
EUA abrem investigação contra frigoríficos e Trump acusa JBS de manipular preços
09/11/2025, às 09:20 · Por Redação
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) abriu investigação para apurar a conduta das maiores empresas de processamento de carne bovina que atuam no país. A JBS, multinacional brasileira, está entre as companhias citadas no comunicado divulgado pela Casa Branca na última sexta-feira (7/11).
Além da JBS, o documento menciona Cargill, Tyson Foods e National Beef. Juntas, segundo o governo norte-americano, essas empresas concentram cerca de 85% do mercado de carne bovina no país. Em 1980, o percentual era de 36%.
A Casa Branca afirma que o objetivo é verificar se houve “preços coordenados ou restrições de capacidade” e se as empresas violaram leis antitruste. “Esta investigação irá erradicar qualquer conluio ilegal, restaurar a concorrência e proteger nossa segurança alimentar”, diz o comunicado do DOJ.
O presidente Donald Trump também se pronunciou sobre o tema. Em publicação nas redes sociais, afirmou que as empresas estariam elevando o valor da carne bovina “por meio de conluio ilícito, fixação de preços e manipulação de preços”. Ele disse ainda que o preço do gado caiu, enquanto o produto embalado continua em alta. “Vamos descobrir a verdade muito rapidamente. Se houver crime, os responsáveis pagarão um preço alto”, declarou.
A ofensiva ocorre em meio a pressões de produtores de gado dos EUA. O setor criticou o presidente após ele sugerir aumento nas importações de carne da Argentina para reduzir o preço ao consumidor. A proposta foi vista como risco econômico pelos pecuaristas, que operam com oferta reduzida devido à seca prolongada.
Nos últimos meses, a carne bovina atingiu valores recordes no país. A estiagem diminuiu os rebanhos e elevou o custo da alimentação animal, levando o estoque de gado ao menor nível em quase 75 anos. A situação se intensificou após a suspensão da maioria das importações de gado do México, devido ao risco de disseminação da praga conhecida como bicheira-do-Novo-Mundo. A JBS e as demais empresas citadas ainda não haviam se manifestado até a publicação deste texto.
EUA JBS Cartel,


