Matérias
Divulgação
Investigações apontam movimentações financeiras incompatíveis com salários e uso de empresas de fachada
Operação Scutum: cinco PMs são afastados em Goiás por suspeita de corrupção e contrabando
05/11/2025, às 09:50 · Por Redação
Cinco policiais militares lotados em Jataí e Mineiros, no Sudoeste de Goiás, foram alvos de uma operação deflagrada nesta terça-feira (4) pela Polícia Federal (PF) e pela Polícia Militar (PM), por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/GO).
Batizada de Operação Scutum, a ação tem como objetivo desarticular um grupo composto por policiais e outros investigados por corrupção passiva, facilitação de contrabando e descaminho, lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão e formação de quadrilha, conforme informou a PF.
Mandados e investigações
Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Mineiros e um em Londrina (PR), incluindo empresas suspeitas de envolvimento com o grupo. A Justiça Federal também determinou o afastamento cautelar dos cinco policiais militares das funções públicas.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Granja, os agentes já estavam fora do policiamento operacional há cerca de seis meses, após surgirem as primeiras suspeitas. Eles atuavam apenas em serviços administrativos e tiveram as armas recolhidas.
A Corregedoria da PM acompanhou toda a operação, que também contou com o apoio da Polícia Penal, Polícia Civil e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
Esquema financeiro e lavagem de dinheiro
As investigações apontaram indícios de que o grupo cooptava e desviava cargas ilegais, revendendo produtos contrabandeados e utilizando empresas de fachada e laranjas para ocultar os valores.
Foram identificadas movimentações financeiras muito acima dos salários dos policiais e transações bancárias entre os investigados, o que reforça a suspeita de agiotagem e lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, alguns suspeitos seguem sob investigação e novas fases da operação não estão descartadas.
A FICCO/GO é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMGO), Polícia Civil (PCGO), Polícia Penal (PPGO) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).
PM-GO Empresas,PF Crime Organizado

