Matérias
Divulgação
Após desgaste com Ciro Nogueira e divergências estaduais, governador aposta no fim da aliança como caminho para manter projeto presidencial dentro do União Brasil
Caiado vê recuo na federação entre União Brasil e PP como benéfico a sua pré-candidatura
30/10/2025, às 13:41 · Por Redação
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tem tratado com otimismo a possibilidade de o partido não levar adiante a federação com o PP, cuja formação ainda depende de homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O pré-candidato à Presidência da República relatou a aliados que a aliança perdeu força nos últimos dias, especialmente por conta de divergências em palanques estaduais. No entanto, entre integrantes da cúpula do União, a avaliação é de que o clima também teria azedado após o embate público travado no início de outubro entre Caiado e o presidente do PP, Ciro Nogueira.
Apesar de ter levado a público a desconfiança em relação à viabilidade do projeto presidencial de Caiado, a leitura é de que Nogueira acabou se excedendo ao afirmar, em entrevista à CNN, que o comando da eventual federação caberia a ele. O episódio teria causado desconforto e respingado no presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, que já não demonstraria o mesmo entusiasmo com a união paritária.
A direção nacional do partido deve se reunir na próxima semana, quando Rueda e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, retornarem da missão que cumprem na China pela Fundação Índigo, ligada à legenda. O encontro deve definir os próximos passos da negociação.
Após sondar alternativas partidárias, Caiado passou a apostar no fim da federação como caminho para permanecer no União Brasil e seguir com sua pré-candidatura por um grande partido. Próximo do governador, ACM Neto, por outro lado, é apontado como um dos principais defensores da federação. O ex-prefeito busca manter boa relação com o PP, que tem se aproximado do PT, de olho em uma possível candidatura ao governo da Bahia.
Presidente do PP em Goiás, Alexandre Baldy nunca acreditou na viabilidade da aliança e, segundo interlocutores, mantém a mesma leitura. Já Caiado afirmou a deputados estaduais do União Brasil, preocupados com os impactos da indefinição na montagem das chapas, que são grandes as chances de recuo. O governador prometeu chamá-los para uma conversa quando o debate sobre a federação avançar.
Ronaldo Caiado União Brasil PP Eleições 2026

