P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Divulgação - Secom Aparecida de Goiânia

Ação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia reforça importância da vacinação e esclarece que macacos não transmitem a doença

Carro de som alerta população de Aparecida sobre casos de febre amarela

24/10/2025, às 07:01 · Por Redação

Um carro de som percorreu ruas da Região Leste de Aparecida de Goiânia nesta semana para alertar moradores sobre a ocorrência de casos de febre amarela no município. A ação, organizada pela Prefeitura de Aparecida, faz parte de uma estratégia de mobilização para reforçar a importância da vacinação e esclarecer informações sobre a doença.

Na mensagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informava que medidas estão sendo adotadas para controle da doença e destacava que a febre amarela é grave, mas tem prevenção garantida pela vacina. O alerta também corrigia um equívoco comum entre a população: macacos não transmitem a febre amarela, apenas servem como “hospedeiros e sentinelas”, indicando a presença do vírus na região.

O comunicado orientava ainda que os moradores procurassem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para se vacinar. Atualmente, o município conta com 36 salas de imunização e uma Central de Vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 18h30, na central. Não há atendimento em feriados e pontos facultativos.

A Prefeitura informou que há sete anos não são registrados casos de febre amarela em humanos na cidade. O alerta foi emitido após a confirmação da morte de dois macacos infectados pelo vírus.

Febre amarela
A febre amarela é uma doença viral aguda transmitida pela picada de mosquitos infectados. Em áreas urbanas, o Aedes aegypti é o principal vetor — o mesmo que transmite dengue, zika e chikungunya. Já em ambientes de mata, a infecção é propagada pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes. O vírus circula entre mosquitos e macacos em áreas silvestres, podendo atingir seres humanos que entrem nessas regiões.

Prevenção
A vacina é a principal forma de proteção, sendo aplicada a partir dos nove meses de idade, com reforço aos quatro anos. Entre 5 e 59 anos, é necessária apenas uma dose. Pessoas com mais de 60 anos devem procurar avaliação médica antes da aplicação. A Secretaria recomenda ainda eliminar criadouros do Aedes aegypti, usar repelente e vestir roupas que cubram o corpo em áreas de risco. Dúvidas sobre a vacinação podem ser esclarecidas pelo telefone (62) 3545-5868.


Saúde Vacinação Febre Amarela Aparecida de Goiânia Goiás,