P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Divulgação

Marconi Perillo visitou ministro Zanin no STF

Após levar PSDB ao processo de extinção, Marconi tenta barrar mudança partidária no STF, diz jornal

21/10/2025, às 18:21 · Por Redação

O ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), esteve em Brasília nesta segunda-feira, 20, para uma audiência com o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro, registrado oficialmente como "visita de cortesia" na agenda da Corte, teve como foco, segundo o tucano, uma pauta crucial para o cenário político: a fidelidade partidária.

A informação, repercutida pela coluna Giro do jornal O Popular nesta terça-feira, 21, aponta que o tucano tratou de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) de autoria do PSDB. O objetivo é fazer com que as regras de fidelidade partidária, que hoje impactam principalmente os cargos proporcionais (vereadores e deputados), sejam aplicadas também aos eleitos em pleitos majoritários, como prefeitos, governadores e senadores.

Marconi Perillo defende que é uma "distorção" a possibilidade de mandatários eleitos pelo voto majoritário mudarem de partido "a qualquer tempo", sem as devidas sanções. A medida, caso acatada pelo STF, teria um impacto direto na chamada "janela partidária", limitando o trânsito de políticos eleitos para novos partidos e buscando maior estabilidade nas bancadas.

Sob a liderança de Marconi, o partido assistiu a um progressivo "definhamento", com a perda de quadros importantes, a exemplo dos governadores Eduardo Leite (RS) e Raquel Lyra (PE) para o PSD. A sigla também enfrentou o fim da federação com o Cidadania, viu a bancada no Congresso entrar em extinção. 


Marconi Perillo PSDB Cristiano Zanin STF