Matérias
Divulgação
Acordo prevê estágios, intercâmbio técnico e desenvolvimento de tecnologias voltadas à extração sustentável de terras raras no nordeste goiano
UEG firma parceria com a Aclara Resources para formação e pesquisa em terras raras em Goiás
21/10/2025, às 11:10 · Por Redação
A UEG assinou um protocolo de intenções com a Aclara para cooperação acadêmica e tecnológica voltada à cadeia produtiva de elementos terras raras (ETR) em Goiás, com foco especial na região nordeste do estado.
O entendimento inclui estágios, atividades de campo, intercâmbio técnico para estudantes e o desenvolvimento de soluções em sustentabilidade, ciências agrárias e inovação tecnológica. A UEG vai apoiar a formação de mão-de-obra especializada para atender à nova indústria mineral no estado.
Para o reitor da universidade, Antonio Cruvinel Borges Neto, a parceria confirma a “capacidade científica da UEG e sua relevância em áreas estratégicas”. Já o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, afirmou que a cooperação fortalece o plano estadual de recursos minerais (PERM).
A Aclara, responsável pelo Projeto Carina — iniciativa para a extração sustentável de terras raras em argilas iônicas no Brasil —, usará a parceria para conectar pesquisa acadêmica, inovação tecnológica e formação de profissionais à escala real de operação.
O protocolo tem vigência inicial de 24 meses, com possibilidade de renovação.
Essa união entre universidade e indústria marca-lhe como um passo relevante para posicionar Goiás como polo tecnológico e mineral estratégico no setor global de terras raras, elemento essencial para o avanço de tecnologias limpas, energia renovável e setor eletrônico.
UEG Aclara Terras Raras Governo de Goiás

