P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/11/25
Matérias
Reprodução

Atual presidenta busca quarto mandato consecutivo, enquanto sociólogo lidera chapa de oposição que defende renovação e maior participação da base

Disputa pelo comando do Sintego tem Bia de Lima e João Coelho como candidatos

19/10/2025, às 08:07 · Por Redação

A eleição para a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) será realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro e contará com duas chapas inscritas para a Direção Central Estadual. O prazo de registro foi encerrado na última semana, conforme informou a Comissão Eleitoral Central.

A atual presidenta e deputada estadual Bia de Lima encabeça a Chapa 1, formada por 153 integrantes e que busca o quarto mandato consecutivo à frente da entidade. Já a Chapa 2 é liderada pelo professor e sociólogo João Coelho, composta por 29 membros e formada por grupos dissidentes da gestão atual.

Em entrevista ao jornal Opção, João Coelho afirmou que sua candidatura foi construída com apoio de diferentes movimentos ligados à educação, entre eles o Comando de Luta de Aparecida de Goiânia, o SINCET e o Mobilização dos Professores de Goiás. “Fizemos uma composição ampla com a categoria, unindo professores e administrativos. É uma frente de trabalhadores que quer discutir as prioridades reais da base”, declarou.

O candidato destacou que a chapa propõe uma gestão mais participativa. “Nosso orçamento é público e nosso financiamento é coletivo. Queremos que a base participe de fato do sistema eleitoral do Sintego, que hoje está muito concentrado. Sabemos que a Bia está disputando o quarto mandato, e é uma máquina que se formou ao longo do tempo. Nós viemos para mostrar que dá para fazer diferente”, afirmou.

Coelho também criticou o acúmulo de cargos de Bia de Lima, que exerce simultaneamente o mandato parlamentar e a presidência do sindicato. “Compreendemos a importância da Bia como deputada, mas não é possível acumular dois cargos políticos tão importantes. A reeleição dela traz um desgaste enorme para a categoria, porque essa forma de acúmulo não prioriza o trabalhador da base”, disse.

Além da disputa estadual, 44 chapas foram registradas para concorrer às 37 regionais sindicais espalhadas pelo interior do Estado. Segundo a Comissão Eleitoral, todas as inscrições serão analisadas e homologadas antes do início da campanha, que deve movimentar servidores da educação em todo Goiás nas próximas semanas.


Eleição Sintego Bia de Lima João Coelho Goiás,