Matérias
Divulgação
Os animais faziam parte do Instituto Camilla Costa e ajudavam no tratamento de crianças e idosos. Outros 20 cavalos seguem em tratamento
Oito cavalos morrem com suspeita de intoxicação por feno em centro de equoterapia em Goiânia
16/10/2025, às 11:49 · Por Redação
Oito cavalos morreram e mais de 20 estão em tratamento após apresentarem sintomas de intoxicação alimentar no Instituto Camilla Costa, em Goiânia. A suspeita é de contaminação no feno consumido pelos animais. A oitava morte foi confirmada nesta terça-feira (14).
Os cavalos faziam parte dos atendimentos de equoterapia oferecidos gratuitamente à população, beneficiando crianças com necessidades especiais e idosos em reabilitação. “Eles ajudam na recuperação de crianças autistas, pessoas com TDAH, depressão, microcefalia, paralisia cerebral e também idosos que tiveram AVC”, disse a fundadora do instituto, Camilla Costa, emocionada.
Segundo Camilla, as cenas de sofrimento dos animais foram desesperadoras. “Ver esses animais entrando em colapso, se contorcendo de dor e não poder fazer nada... são cenas que eu não vou esquecer nunca mais”, lamentou.
O fornecedor do feno afirmou que atua há 25 anos no setor e que nunca recebeu relatos de mortes semelhantes, colocando-se à disposição das autoridades para esclarecimentos.
De acordo com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), um fiscal esteve no local na segunda-feira (13) e constatou o adoecimento de pelo menos 20 animais, sendo seis mortes confirmadas na ocasião. Os sintomas eram compatíveis com intoxicação alimentar.
O veterinário José Bráulio Florentino informou que os animais receberam hidratação intensa para combater os efeitos da contaminação. Já Maxwuel Claudino explicou que o tratamento segue, pois muitos cavalos ainda sofrem com complicações intestinais.
As causas exatas da intoxicação estão sendo investigadas.
Equoterapia Cavalos Feno Morte