Matérias
Divulgação
Beth Fernandes era uma das principais referências do movimento transexual no estado
Comunidade LGBTQIA+ em luto pela morte da ativista e psicóloga Beth Fernandes
16/10/2025, às 11:07 · Por Redação
A comunidade LGBTQIA+ de Goiás está de luto pela morte da psicóloga e ativista Beth Fernandes (Roberta Fernandes de Souza), que faleceu nesta quarta-feira, 15, em Goiânia. Beth era uma das principais referências do movimento transexual no estado e atuou ativamente em conselhos estaduais e nacionais em defesa da diversidade. A causa da morte não foi divulgada.
Com uma trajetória de luta iniciada nos anos 1980, Beth Fernandes foi a fundadora do Fórum de Transexuais de Goiás em 2011 e coordenou a Parada LGBT de Goiânia por diversos anos.
Nas redes sociais, políticos, instituições e amigos prestaram homenagens, ressaltando seu legado. O vereador Fabrício Rosa (PT) a chamou de "a diva da militância, a pedagoga do ativismo, a mãe de muitos de nós". A Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás destacou que Beth "deixa um legado inestimável de coragem, resistência e humanidade".
O Conselho Regional de Psicologia e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) também lamentaram a perda, reconhecendo o papel de Beth no "pioneirismo" e na "construção de políticas públicas" para a população LGBTQIAPN+.
O velório de Beth Fernandes acontece nesta quinta-feira, 16, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.
LGBTQIA+ Beth Fernandes Goiânia Luto