Matérias
Divulgação
Vereadores afirmam que atual presidente já sinalizou apoio ao colega do Avante, que articula para assumir o comando da Casa caso não se eleja deputado federal
Romário Policarpo deve apoiar Thialu Guiotti para sucedê-lo na presidência da Câmara
13/10/2025, às 12:32 · Por Redação
Nos bastidores da política goianiense, um assunto tem dominado as conversas entre os vereadores: a sucessão do presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo. Segundo relatos de parlamentares, ele já teria sinalizado apoio a Thialu Guiotti, atual presidente do Avante em Goiás, para disputar o comando da Casa.
Policarpo, bastante popular entre os vereadores, é pré-candidato a deputado estadual e é tratado por colegas como nome praticamente certo para conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás. “Policarpo será eleito só com os votos de Goiânia”, afirmou um parlamentar, destacando a força eleitoral do presidente.
A boa relação de Romário com os vereadores é tamanha que alguns chegaram a brincar sobre fazer um abaixo-assinado para impedir que ele deixe a Câmara. “Queremos mantê-lo aqui, porque é um presidente que honra compromissos e defende os vereadores”, disse um integrante da base.
Com a provável saída de Policarpo, pelo menos quatro vereadores estariam dispostos a disputar a presidência da Casa. Entretanto, segundo apuração, o atual presidente teria firmado um compromisso político de apoiar Thialu Guiotti.
Pré-candidato a deputado federal, Thialu avalia a disputa legislativa como difícil e articula, desde já, para garantir apoio interno caso precise permanecer no Legislativo municipal. “Ele opera, desde já, para ser presidente da Câmara”, confidenciou um vereador à reportagem.
A sucessão na Câmara deve ser um dos temas centrais das articulações políticas em Goiânia no próximo ano.
Romário Policarpo Thialu Guiotti Eleições 2026