P U B L I C I D A D E


P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 14/10/25
Matérias
Reprodução

Evento encerra neste fim de semana e inicia preparativos para os 150 anos da Festa de Nossa Senhora do Rosário, reconhecida como patrimônio cultural nacional

Congada de Catalão celebra conquista e abre ano de jubileu

11/10/2025, às 08:35 · Por Redação

A Festa de Nossa Senhora do Rosário de Catalão encerra mais uma edição neste fim de semana, marcada por homenagens, fé e manifestações culturais afro-brasileiras. A celebração, uma das mais tradicionais do estado, já inicia os preparativos para o jubileu de 150 anos, que será comemorado em 2026. Este ano, a congada — expressão máxima da festa — foi reconhecida como patrimônio imaterial estadual e nacional.

Considerada a capital goiana da congada, Catalão recebe cerca de 7 mil dançadores uniformizados em 25 grupos, conhecidos como ternos de congo, vilão, moçambique e catupé. Durante três dias — sábado, domingo e segunda-feira —, eles desfilam pelas ruas em cortejos, cantos e coreografias que simbolizam a devoção a Nossa Senhora do Rosário. As apresentações se concentram no Largo do Rosário, em frente à capela homônima, que ganhou iluminação especial e decoração floral para os festejos.

“A Festa do Rosário de Catalão é diferenciada. Em religiosidade, reúne milhares de devotos e, em relação à congada, é a maior do Estado — arrisco dizer, a maior do Brasil. Por isso, foi reconhecida como patrimônio imaterial nacional pelo Iphan”, afirma o festeiro Luiz Sampaio, responsável pela 149ª edição ao lado da esposa, Samara Esperidião. Deputado estadual, Sampaio também é autor do projeto que reconhece oficialmente o município como Capital Goiana da Congada.

As comemorações deste ano antecedem a entrega da coroa, marcada para segunda-feira (13/10), quando os festeiros de 2026, Nicolau Zacharias Abrahão e Julieta Aires Martins, serão apresentados. Para celebrar o sesquicentenário, o casal deve conduzir uma série de eventos ao longo do próximo ano, incluindo o lançamento da logomarca oficial dos 150 anos.

Tradição
A história da festa remonta a 1876, quando o fazendeiro Pedro Netto Carneiro Leão, descendente de imigrantes alemães, fez uma promessa a Nossa Senhora do Rosário, em Araxá (MG). A tradição foi mantida por seu filho, Augusto Netto Carneiro, que trouxe escravizados para aprender as danças e rituais da devoção.

Na primeira edição, o padre local tentou impedir a celebração, trancando a igreja. O fazendeiro, então, mandou arrombar as portas e realizou os festejos, marcando o início de uma manifestação cultural que atravessou gerações. “Nossa Senhora do Rosário é a força que move meu coração. É a mãe de negros, de brancos, dos humildes, dos que lutam. É a luz que guia a congada há mais de um século”, diz Samara Esperidião.


Festa Tradição Congada Catalão Goiás,
P U B L I C I D A D E