P U B L I C I D A D E


P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 14/10/25
Matérias
Divulgação

Ação integrada fiscalizou 30 estabelecimentos, recolheu bebidas adulteradas e investiga casos suspeitos de intoxicação por metanol

Governo de Goiás intensifica operação contra falsificação de bebidas e apreende mais de mil produtos irregulares

08/10/2025, às 09:35 · Por Redação

O Governo de Goiás autuou 19 estabelecimentos entre os dias 2 e 4 de outubro durante uma operação integrada de combate à falsificação de bebidas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade. A ação foi determinada pelo governador Ronaldo Caiado e tem como objetivo coibir a comercialização de produtos adulterados, protegendo a população de riscos como intoxicações por metanol, já registradas em outros estados.

A Força-Tarefa Integrada Metanol fiscalizou 30 locais, recolheu 1.087 bebidas com irregularidades — como vencimento, ausência de registro e falta de selo do Ministério da Agricultura e Pecuária — e coletou 34 amostras para análise laboratorial. Também foram apreendidos 166 maços de cigarros sem registro, seis cigarros eletrônicos de venda proibida, 49 alimentos vencidos e 33 caixas de fogos de artifício.

Além das apreensões, foram emitidas cinco advertências pelo Procon Goiás e instaurados 30 procedimentos policiais. Cinco pessoas foram conduzidas à delegacia. A operação reúne equipes da Polícia Civil do Estado de Goiás, Polícia Militar do Estado de Goiás, Procon, Vigilância Sanitária Estadual e Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, entre outros órgãos parceiros.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, a força-tarefa será permanente e será ampliada para cidades estratégicas de médio e grande porte. A próxima etapa está prevista para esta quarta-feira (9), com foco em bares, restaurantes e boates.

Casos suspeitos de intoxicação

Goiás possui, até o momento, cinco notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol. Dois deles, de Bom Jesus e Senador Canedo, já foram descartados. Três seguem em investigação: em Itapaci, Formosa e Padre Bernardo.

O secretário de Saúde, Rasível Santos, afirmou que os pacientes estão recebendo acompanhamento especializado. O Estado já conta com o antídoto necessário para o tratamento, fornecido pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, e as notificações foram enviadas ao Ministério da Saúde para garantir estoque emergencial.

“Estamos monitorando de forma contínua a evolução dos pacientes e trabalhando para garantir a recuperação completa de cada um deles”, afirmou Rasível.

A operação contra bebidas adulteradas deve continuar nas próximas semanas e integrar ações preventivas de fiscalização em todo o estado.


Governo de Goiás Falsificação de bebidas
P U B L I C I D A D E