P U B L I C I D A D E


P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 14/10/25
Matérias
Divulgação

SES confirma envio de 27 ampolas do medicamento para pacientes em Formosa e Uruaçu; país tem 14 casos confirmados e 13 mortes investigadas

Goiás recebe antídoto para tratar casos suspeitos de intoxicação por metanol

06/10/2025, às 09:53 · Por Redação

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou que o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) conseguiu, na tarde de sexta-feira (3), 27 ampolas do antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. O material foi encaminhado imediatamente para os hospitais que atendem pacientes de Formosa e Uruaçu.


De acordo com a pasta, os casos em Goiás se enquadram na definição de suspeitos, conforme os critérios técnicos do Ministério da Saúde. A atuação do Ciatox foi essencial para garantir o acesso rápido ao medicamento, fundamental para reduzir o risco de complicações e mortes.


No sábado (4), o Ministério da Saúde iniciou a distribuição emergencial de etanol farmacêutico — substância usada como antídoto em casos de intoxicação por metanol — para os estados que solicitaram reforço de estoque. Ao todo, 580 ampolas foram enviadas: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou ainda a compra de 12 mil novas unidades de etanol farmacêutico e 2,5 mil doses de fomepizol, outro medicamento indicado para o tratamento. “O Ministério da Saúde atua em tempo real junto às secretarias estaduais e municipais, garantindo o envio dos antídotos e o suporte técnico necessário ao atendimento dos pacientes”, afirmou.


Até o fim da tarde de sábado, o Brasil registrava 14 casos confirmados e 181 em investigação por suspeita de intoxicação por metanol. O balanço apontava ainda 13 mortes — uma confirmada e 12 sob investigação. Em Goiás, há duas ocorrências suspeitas: uma em Formosa e outra em Itapaci.


Antídoto Intoxicação Metanol
P U B L I C I D A D E