Matérias
Reprodução
Reunião proposta por Cairo Salim ocorrerá no dia 15 de outubro e reunirá representantes do setor, pacientes e autoridades
Alego discutirá abusos de planos de saúde e erros médicos em audiência pública
05/10/2025, às 09:07 · Por Redação
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediará no dia 15 de outubro uma audiência pública para discutir a judicialização da saúde, as falhas de atendimento nos planos privados e os casos de erro médico registrados no Estado. A iniciativa é do deputado estadual Cairo Salim (PSD) e busca ampliar o debate sobre a responsabilidade das operadoras e dos profissionais diante das denúncias crescentes.
Segundo o parlamentar, o objetivo é “dar voz às vítimas e cobrar transparência das instituições envolvidas”. A audiência ocorre após denúncias de pacientes que alegam terem sido prejudicados por atendimentos realizados por médicos conveniados a planos de saúde.
Um dos casos que motivaram a discussão é o do empresário Márcio Lima, que afirma ter sido abandonado após uma cirurgia feita pelo neurocirurgião Tiago Vinicius Silva Fernandes, credenciado à operadora Hapvida. O episódio impulsionou um movimento de pacientes e entidades por maior rigor na fiscalização e punição de irregularidades no setor.
O encontro contará com a participação do neurocirurgião José Ramalho, presidente da Aliança Nacional em Defesa da Ética na Saúde Suplementar (ANDESS), além de representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Conselho Regional de Medicina (Cremego), OAB-GO, Procon Estadual e Municipal, usuários e familiares de pacientes.
Em julho, outros pacientes relataram sequelas graves após procedimentos realizados em Goiânia pelo mesmo médico. As denúncias foram encaminhadas ao Cremego e ao Ministério Público. A operadora Hapvida é citada por ter autorizado os atendimentos. A defesa do profissional nega as acusações.
Política Audiência Pública Alego Saúde Goiânia Goiás