P U B L I C I D A D E


P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 14/10/25
Matérias
Rodrigo Estrela

Força-tarefa integra ações de combate ao mosquito Aedes e segue na próxima segunda-feira, 6 de outubro

Prefeitura de Aparecida recolhe mais de 10 mil pneus em um único dia

05/10/2025, às 08:38 · Por Redação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia recolheu mais de 10 mil pneus inservíveis em um único dia de ação. A força-tarefa, realizada na sexta-feira (3/10), teve como objetivo eliminar possíveis criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da dengue, zika e chikungunya. A mobilização, promovida pelas secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano, continuará na segunda-feira (6/10).

O prefeito Leandro Vilela, acompanhado do vice-prefeito João Campos, de vereadores e de secretários municipais, acompanhou o início dos trabalhos na Praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela. “Agora, iniciando o período chuvoso, queremos diminuir os casos de dengue em Aparecida. Pedimos a colaboração de toda a sociedade para apoiar nossas equipes e cuidar de suas casas, terrenos e comércios, não deixando nenhum recipiente com água parada. O combate à dengue exige de todos nós trabalho, cuidado e responsabilidade social”, afirmou Vilela.

Durante o primeiro dia da operação, 31 trabalhadores atuaram com apoio de dez veículos, entre camionetes e caminhões, para recolher o material e orientar a população. Todo o volume coletado foi destinado à reciclagem por meio de parceria com a empresa Reverso Pneus.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, destacou que esta foi a sétima ação do tipo realizada em 2025. “Estamos iniciando na Região Leste e depois vamos avançar para outras áreas da cidade, incluindo as 120 borracharias do município. O lixo descartado incorretamente representa risco à Saúde Pública”, alertou.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, Aparecida soma 13 mil casos de dengue confirmados neste ano. Pereira ressaltou que, embora o número seja menor que o de 2024, o objetivo é reduzir os índices de forma contínua. “Só neste ano já coletamos mais de 115 mil carcaças de pneus e vamos intensificar esse trabalho.”

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, reforçou que ações preventivas reduzem o impacto sobre a rede pública. “É melhor evitar do que remediar. Se a população tiver consciência e evitar água parada, teremos menos pessoas doentes e menor pressão sobre as unidades de saúde”, afirmou.

Assunção informou que a rede municipal está preparada para o enfrentamento de casos de dengue e outras arboviroses. “Temos protocolos de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde para casos leves e nas UPAs e Cais para os mais graves. É inaceitável perder vidas por uma doença que pode ser evitada”, completou.

A população também tem colaborado com o trabalho da prefeitura. Manoel Pimenta de Sousa, morador do Bairro Independência há 37 anos, denunciou o descarte irregular de pneus em um terreno baldio próximo à sua casa. “Dengue não é brincadeira. Esses pneus estavam colocando famílias em risco. A Prefeitura faz bem em recolher, e nós precisamos ajudar porque moramos aqui e temos que cuidar da cidade”, disse.

A administração municipal reforça que denúncias sobre descarte irregular podem ser feitas pelo telefone (62) 3545-4819, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Gestão Pneus Leandro Vilela Prefeitura de Aparecida de Goiânia Goiás,
P U B L I C I D A D E