Matérias
Roberto Corrêa/VNFC
FGF será obrigada a reformular o Estadual; competição terá 12 clubes e definição do modelo até novembro
Novo calendário impõem ao Goianão apenas 11 datas e novo formato em 2026
02/10/2025, às 15:13 · Por Redação
O Campeonato Goiano de 2026 será diferente. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo calendário do futebol brasileiro e determinou que todos os estaduais tenham, no máximo, 11 datas. A medida força a Federação Goiana de Futebol (FGF) a alterar o formato do torneio, que hoje conta com 17 rodadas.
O presidente da entidade, Ronei Freitas, admite que a mudança é inevitável. “Do jeito que estava, não tinha como continuar. O calendário estava muito estrangulado e precisávamos de ajustes. Agora será preciso criatividade para montar uma competição que seja atrativa e viável para os clubes”, destaca.
O Goianão do ano que vem contará com 12 participantes: Goiás, Vila Nova, Atlético-GO, Anápolis, Aparecidense, Crac, Abecat, Inhumas, Jataiense, Goiatuba, Anapolina e Centro-Oeste. Nove desses times terão calendário nacional garantido em 2026, seja no Brasileirão ou na Copa do Brasil, o que deve ajudar a manter a competitividade ao longo da temporada.
A definição do novo formato ficará a cargo do Conselho Técnico, marcado para novembro, prazo limite estipulado pela Lei Geral do Esporte. A expectativa da FGF é chegar a um modelo que evite prejuízos, especialmente para os clubes do interior, que dependem do Estadual para manter atividade ao longo do ano.
FGF Goianão Futebol