Matérias
Divulgação
Documento elaborado pelo Instituto Aquila define ações para os próximos 15 meses em cinco secretarias-chave, com foco em eficiência, valorização dos servidores e equilíbrio fiscal
Prefeitura de Aparecida recebe plano estratégico para modernizar gestão e ampliar eficiência
30/09/2025, às 15:30 · Por Redação
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu, na última semana, a apresentação final do plano estratégico desenvolvido pelo Instituto Aquila. O documento consolida nove meses de diagnóstico da máquina pública e define um programa de trabalho para os próximos 15 meses, com o objetivo de modernizar a gestão, ampliar a eficiência administrativa e transformar o município em referência nacional em administração pública.
O estudo tem como base a metodologia dos 6 pilares das Cidades Excelentes — Educação, Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Sustentabilidade, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além de Governança com Eficiência Fiscal e Transparência. Em Aparecida, esses conceitos foram traduzidos em três pilares estratégicos imediatos: excelência dos processos, valorização dos servidores e eficiência na gestão de receitas e gastos.
Secretarias prioritárias
As pastas de Fazenda, Educação, Assistência Social, Administração e Saúde foram definidas como prioritárias, concentrando mais de 90% das oportunidades de melhoria. Entre as ações previstas estão racionalização de despesas, redesenho de processos e capacitação dos servidores.
O secretário da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, coordenará a execução do plano, enquanto o secretário de Governo, Fábio Passaglia, atuará como árbitro para garantir que as decisões sejam implementadas e os resultados monitorados.
Eficiência como marca da gestão
Durante a apresentação, o prefeito Leandro Vilela (MDB) ressaltou que a eficiência financeira é o caminho para garantir mais investimentos em obras e serviços essenciais.
“Se criarmos receitas e diminuirmos despesas, podemos ser tão eficientes quanto a iniciativa privada. Esse trabalho com o Instituto Aquila vai consolidar essa visão”, afirmou.
Ele destacou ainda que a reorganização administrativa permitirá ampliar investimentos em áreas essenciais, como pavimentação e infraestrutura urbana.
Governança e valorização do servidor
O presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy, reforçou que o sucesso do plano depende da combinação entre processos bem estruturados, servidores qualificados e governança sólida.
“Esse não é um projeto romântico, é um projeto para melhorar a estrutura da cidade, com entregas mensais e resultados voltados ao cidadão, que é o verdadeiro cliente da gestão pública”, disse.
Parceria com custo zero
O convênio com o Aquila foi firmado em janeiro deste ano, em parceria com a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), sem custos para o município. Desde então, foram avaliados processos administrativos, receitas, despesas e 72 indicadores do IGMA.
O trabalho foi conduzido em meio a um cenário de crise financeira, herdada com dívidas próximas de R$ 500 milhões, e agora se transforma em um plano de ação que busca eficiência e qualidade de vida para a população de Aparecida de Goiânia.
Instituto Aquila Prefeitura de Aparecida Leandro Vilela