Matérias
Reprodução
Leandro Vilela afirma que município já superou todas as exigências fiscais e jurídicas para liberação de financiamento de US$ 120 milhões pelo Banco dos Brics
Empréstimo para Aparecida depende apenas de aval de Dilma Rousseff, diz prefeito
30/09/2025, às 09:38 · Por Redação
Após anos de negociações, o empréstimo de 120 milhões de dólares do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, para Aparecida de Goiânia pode ser autorizado em breve. Segundo o prefeito Leandro Vilela, o processo está na etapa final e aguarda apenas a assinatura da presidente da instituição, Dilma Rousseff.
“O que era preciso ser feito para superar, nós superamos. A questão fiscal, a questão jurídica, resolvemos tudo. Está lá na mesa da presidente Dilma para que ela assine e Aparecida possa receber esse empréstimo e fazer esses investimentos”, declarou Vilela durante a prestação de contas de sua gestão, na última sexta-feira (26/9).
O financiamento começou a ser articulado na gestão anterior, de Vilmar Mariano, que chegou a anunciar o empréstimo como conquista. “Nós lutamos muito para que esse empréstimo viesse para o município”, afirmou o ex-prefeito em dezembro de 2024. No entanto, os trâmites não foram concluídos.
O recurso está previsto para ser aplicado em obras de pavimentação, construção de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), estruturação de parques e melhorias em serviços urbanos. Agora, de acordo com o atual prefeito, todas as exigências técnicas foram cumpridas, restando apenas a autorização formal do NDB.
Gestão Empréstimo NDB Banco dos Brics Leandro Vilela Prefeitura de Aparecida de Goiânia Goiás,