Poder Goiás

Goiânia, 02/10/25
Matérias
Divulgação

Prefeitura de Goiânia anuncia instalação de barreiras na Marginal Botafogo e na Rua 87 para bloquear tráfego em dias de chuva intensa

Goiânia terá cancelas automáticas em vias sujeitas a alagamentos

28/09/2025, às 07:59 · Por Redação

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), informou que serão instaladas cancelas automáticas na Marginal Botafogo e na Rua 87, pontos críticos de alagamento na capital. O objetivo é permitir o fechamento rápido das vias durante temporais, reduzindo o risco para motoristas e pedestres. A decisão foi tomada em reunião do gabinete de crise após as fortes chuvas de terça-feira (23/9), que provocaram inundações nos dois trechos.

Segundo a prefeitura, a aquisição das barreiras ainda depende de estudo técnico e levantamento de custos, sem prazo definido para a instalação. Participaram da reunião representantes da Defesa Civil, das secretarias municipais de Engenharia de Trânsito (SET) e de Infraestrutura Urbana (Seinfra), da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e da Guarda Civil Metropolitana.

Mabel destacou que as cancelas permitirão resposta mais rápida em dias de chuva forte. “Queremos, depois de licitá-las, ter a condição de comprar as cancelas para a Defesa Civil acioná-las automaticamente. E assim elas irão fechando, o que nos dará um tempo de resposta mais rápido nessas regiões de risco”, disse em vídeo divulgado nas redes sociais.

A prefeitura já havia iniciado medidas para restringir o tráfego em áreas de risco durante o período chuvoso, que começa em outubro. A Rua 87, que foi construída sobre o leito do Córrego Buritis, é um dos pontos mais suscetíveis a inundações. Mabel lembrou que existe um projeto de R$ 5 milhões para a criação de bacias de retenção a montante da via, mas que, até a execução da obra, a interdição temporária continuará sendo o procedimento adotado.

Além das cancelas, estão previstas placas de alerta, traçado de rotas alternativas e campanhas de orientação para que motoristas e pedestres evitem as áreas alagadas. O coordenador da Defesa Civil municipal, Robledo Mendonça, disse que as visitas a domicílios em áreas de risco começam na próxima semana, junto com blitz educativas. Ele também mencionou a ampliação de câmeras e placas de sinalização em outros pontos de alagamento.

O novo sistema de alerta da Defesa Civil, que enviará notificações automáticas para celulares, foi testado neste sábado (27/9) em Goiânia, Formosa e Itumbiara. O aviso sonoro e visual foi emitido mesmo com a tela bloqueada com o objetivo de orientar a população em caso de risco de enchentes.


Gestão Chuvas Cancelas Marginal Botafogo Prefeitura de Goiânia Goiás,