Matérias
Divulgação
Ambos são “crias” da poderosa família Lage
Abraço de Urso: A disputa entre Machado e Hélio em Goianésia pode custar caro em 2026
27/09/2025, às 18:28 · Por Redação
A corrida por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás promete um embate de alto risco em Goianésia. O retorno do ex-deputado estadual Hélio de Souza pode criar uma situação delicada para o atual deputado, Dr. José Machado, ameaçando as chances de reeleição do atual e, consequentemente, enfraquecendo o grupo político que representam. Ambos são “crias” da poderosa família Lage.
José Machado, que em 2022 obteve mais de 22 mil votos (quase 11 mil deles em Goianésia), tem um eleitorado de perfil similar ao de Hélio de Souza. Com a possível candidatura de Hélio, após um período sabático, a disputa por esses mesmos eleitores pode dividir os votos, jogando a votação de Machado para um patamar perigoso e inviabilizando sua reeleição.
A leitura de lideranças locais aponta que, dos 45 mil votos válidos esperados em Goianésia, cerca de 15 mil vão à oposição. Nesse cenário, mesmo Machado tendo uma votação 2 por 1, esses 5 mil “tirados” por Hélio são suficientes para sacrificar a vaga que o grupo possui Hoje. A situação é ainda mais complicada com a apatia da família Lage com a política. Com Otavinho Lage na lista da Forbes, negócios multimilionários, e 70 anos nas costas, o que eles menos querem é ter que se envolver em brigas paroquiais.
Afora a indiferença do poderoso grupo, Hélio teria que compensar seu ostracismo com um importante aporte financeiro para recuperar as bases perdidas, o que não parece ser o caso. O mais certo seria uma "morte abraçada", caso não haja acordo de unidade até lá.
O Cenário Favorável para a Situação
Enquanto isso, a base governista em Goianésia desfruta de uma situação mais confortável. Manoel Castro de Arantes (Fião), pai do atual prefeito, Renato de Castro (UB), conta com apoio da base e do Palácio das Esmeraldas.
Fião garante engajamento para a reeleição de Daniel Vilela, além de ajudar Ronaldo Caiado, que se prepara para uma jornada política nacional em 2026. A expectativa é de uma votação superior a 30 mil votos, para afastar qualquer azar.
Leia mais: