Matérias
Divulgação
A agenda incluiu almoço no Palácio das Esmeraldas, visita ao Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e seminário no auditório da Assembleia Legislativa
Caiado usa PEC da Segurança para intensificar embate com Lula e recebe apoio à pré-candidatura presidencial
25/09/2025, às 15:31 · Por Redação
O governador Ronaldo Caiado (UB) voltou a atacar o governo federal nesta quarta-feira (24) durante a audiência pública da Comissão Especial da PEC 18/2025, conhecida como PEC da Segurança, realizada em Goiânia. Ao lado de oito deputados federais de seis estados, o goiano afirmou que a votação da proposta no Congresso servirá para mostrar “quem é a favor da bandidagem”.
A agenda incluiu almoço no Palácio das Esmeraldas, visita ao Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e seminário no auditório da Assembleia Legislativa. Caiado destacou que a proposta deve ampliar o acesso das polícias ao Coaf, endurecer as regras da “saidinha” e classificar faccionados como terroristas. “Será o divisor de águas no Congresso”, disse o governador.
Desde que a PEC foi apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em outubro de 2024, Caiado se coloca como um dos principais críticos. O relator Mendonça Filho (UB-PE) já retirou a exclusividade da União para legislar sobre segurança, mas o governador cobra mais mudanças e autonomia para os estados.
Durante a visita, Caiado também reforçou a defesa do modelo goiano de segurança pública, apontando Goiás como referência nacional. A comitiva de deputados — composta por integrantes da chamada “bancada da bala” — elogiou a estrutura dos presídios e a política de controle da criminalidade no Estado.
Além das críticas à PEC, o seminário ganhou tom eleitoral. Parlamentares como Coronel Fraga (PL-DF), Delegada Ione (Avante-MG) e Sargento Portugal (Podemos-RJ) declararam apoio explícito a uma possível candidatura de Caiado à Presidência da República.
“No dia em que o Brasil tiver um presidente Ronaldo Caiado, a segurança pública vai funcionar”, discursou Fraga.
Caiado, por sua vez, evitou cravar o projeto político, mas ressaltou que precisa ampliar sua visibilidade nacional: “Muitos não me conheciam. Hoje puderam ver na prática como era Aparecida de Goiânia antes e como está agora”.
PEC Ronaldo Caiado

