Matérias
DivulgaçãoAlém das acusações, Eduardo Bolsonaro acumula um histórico de faltas na Câmara após se licenciar entre março e julho deste ano
Conselho de Ética julgará Eduardo Bolsonaro por atuação nos EUA; veja quando goianos votam
23/09/2025, às 10:06 · Por Redação
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deve instaurar nesta terça-feira (23) um processo disciplinar contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A representação, movida pelo PT, acusa o parlamentar de agir “contra os fundamentos da República” por sua atuação nos Estados Unidos, onde teria incentivado sanções econômicas a autoridades e produtos brasileiros.
O colegiado, que não conta com a presença de deputados goianos em sua composição, sorteará três nomes para relatar o caso. A abertura do processo é a primeira etapa de um procedimento que pode resultar na perda do mandato de Eduardo Bolsonaro. Atualmente, a bancada de Goiás é composta por 17 deputados federais que só votarão sobre a cassação do parlamentar caso o processo chegue ao plenário da Câmara.
O deputado enfrenta outra frente de investigação: a Procuradoria-Geral da República (PGR) o denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) por coação no curso do processo. A PGR sustenta que o parlamentar tentou influenciar investigações contra o pai, Jair Bolsonaro, ao estimular sanções do governo Donald Trump.
Além das acusações, Eduardo Bolsonaro acumula um histórico de faltas na Câmara após se licenciar entre março e julho deste ano. A Constituição prevê que a ausência injustificada em mais de um terço das sessões pode levar à cassação.
Eduardo Bolsonaro Câmara dos Deputados Goiás