Poder Goiás

Goiânia, 02/10/25
Matérias
Reprodução

Presidente da Emater, Rafael Gouveia diz que definição será em 2025 e que apoio evangélico ao MDB em Goiás não muda após votação da urgência da anistia

Rafael Gouveia admite que seu nome está na disputa por vice de Daniel Vilela

20/09/2025, às 08:20 · Por Redação

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, afirmou que seu nome está entre os cotados para a vaga de vice na chapa que deve ter o atual vice-governador Daniel Vilela (MDB) como candidato ao governo em 2026. Ele destacou, porém, que ainda não há acerto e que a escolha deve ocorrer apenas no próximo ano. “Não, esse acerto não tem não. Todos os segmentos estão se movimentando para isso, mas eu penso que essa decisão é do Daniel. Isso vai ser só lá para o ano que vem. Acho que tá muito cedo para Daniel tomar uma decisão a respeito disso”, disse ao jornal Opção.

Gouveia, filho do pastor Josué Gouveia, da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, acrescentou. “Se a gente já teve algumas conversas no sentido de que o segmento tem interesse, a indicação do vice é do Daniel. Claro que o nosso apoio vai ser nesse sentido, para o Daniel na reeleição. Mas, como eu te falei, isso é uma coisa que todo mundo está movimentando para tentar construir, e a decisão final do Daniel e do governador deve ser lá para o ano que vem”.

Ele afirmou ainda que o governador Ronaldo Caiado terá papel de conselheiro na escolha. “Sim, o governador tem dito que essa escolha é uma escolha muito pessoal do Daniel. Mas é lógico, o Daniel vai ouvir o governador. Ele não vai tomar uma decisão dessa sem ouvir quem será o principal cabo eleitoral dele na eleição.”

Sobre a votação da urgência do projeto de anistia na Câmara dos Deputados, que teve posicionamento contrário do MDB, Gouveia disse que isso não altera o apoio evangélico ao partido em Goiás. “Para nós, não muda nada, justamente porque existe uma separação muito clara de posicionamento. O Daniel, aqui em Goiás, representa a centro-direita. A posição do partido nacional é outra coisa. Há uma grande diferença entre o posicionamento político no Congresso e nas regiões. Aqui continua do mesmo jeito”, afirmou.

Na base governista, Daniel Vilela é considerado o nome natural para a sucessão de Ronaldo Caiado no Palácio das Esmeraldas. A definição do vice é tratada como ponto estratégico e reúne diferentes perfis: o ruralista Zé Mário Schreiner, o próprio Rafael Gouveia, o ex-senador Luiz do Carmo, o secretário-geral Adriano Rocha Lima e o presidente da Assembleia, Bruno Peixoto.


Política Eleições 2026 Governo de Goiás Candidatura Daniel Vilela Nomes Rafael Gouveia,