Poder Goiás

Goiânia, 02/10/25
Matérias
Divulgação

Prefeitura de Goiânia finaliza modelagem do “Obras Cidadãs”, que prevê participação popular em pequenas intervenções com custo de até R$ 70 mil

Paço quer unir moradores e vereadores na indicação de obras para novo programa

19/09/2025, às 15:23 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia está concluindo a modelagem do programa Obras Cidadãs, iniciativa que pretende aproximar moradores e vereadores na escolha de pequenas intervenções urbanas. A ideia é permitir que cidadãos ou grupos de moradores apresentem demandas, mas com a exigência de apoio de algum parlamentar da Câmara Municipal para que a proposta seja aceita.

De acordo com o Paço, a intenção é garantir a participação popular sem confundir o programa com as emendas impositivas já destinadas aos vereadores. Entre os critérios definidos estão a apresentação de justificativa e orçamento prévio para cada obra.

Obras previstas

O limite de R$ 70 mil por mês deve contemplar melhorias de menor porte, como:

academias ao ar livre;

recuperação de praças;

reforço da iluminação pública;

implantação de sinalização;

criação de áreas de convivência.

Regulamentação em breve

O prefeito Sandro Mabel (UB) ainda avalia a melhor forma de regulamentar o programa, mas a expectativa é que o decreto seja publicado ainda em setembro. A aposta do Paço é que o Obras Cidadãs fortaleça a base do governo na Câmara e, ao mesmo tempo, amplie o diálogo com a população.


Prefeitura de Goiânia Obras Cidadãs Sandro Mabel