Poder Goiás

Goiânia, 02/10/25
Matérias
Reprodução

Fogo controlado na sexta-feira (12/9) voltou a atingir o parque na manhã de sábado (13/9); origem das chamas ainda é investigada

Incêndio no Jardim Botânico tem reignição e mobiliza bombeiros em Goiânia

14/09/2025, às 13:39 · Por Redação

Um incêndio voltou a atingir o Jardim Botânico de Goiânia na manhã de sábado (13/9), após ter sido controlado na sexta-feira (12/9). Imagens da TV Anhanguera mostram labaredas acima da copa das árvores e fumaça intensa em toda a área do parque.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), quatro viaturas e 13 bombeiros atuam no combate ao fogo. A corporação informou que ainda não é possível afirmar se o incêndio teve causa natural ou foi provocado.

A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) redirecionou caminhões-pipa para o local assim que o novo foco foi identificado. Segundo os bombeiros, as primeiras chamas começaram na sexta-feira por volta das 17h e foram controladas, mas o fogo reacendeu por volta das 5h de sábado.

O tenente Heitor Braga de Paula, em entrevista à TV Anhanguera, relatou que a corporação também combate incêndios no Parque Estadual João Leite e nas serras das Areias e das Jiboias. “Aqui especificamente no Jardim Botânico nós estamos com cinco equipes do Corpo de Bombeiros e uma equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)”, disse.

A contenção do fogo é feita com mangueiras de água, abafadores e sopradores. Em áreas com vegetação seca, as chamas atingem as copas das árvores, o que obriga os bombeiros a recuar para garantir a segurança. “Quando o incêndio chega nesta situação, as equipes precisam recuar, fazendo monitoramento, e entrar com recurso de água; logo na sequência os sopradores entram novamente”, explicou o tenente.


Incêndio Jardim Botânico Goiânia Goiás,