Poder Goiás

Goiânia, 02/10/25
Matérias
Reprodução

Produto químico usado em equipamento de hemodiálise liberou gases irritantes; ninguém sofreu intoxicação

Pacientes são removidos de ala de UTI após derramamento de ácido no Araújo Jorge

14/09/2025, às 10:45 · Por Redação

Pacientes de uma ala da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, foram transferidos na última quinta-feira (11/9) depois do derramamento de ácido peracético no piso da unidade. O produto, utilizado em equipamentos de hemodiálise, entrou em contato com água durante a tentativa de contenção, o que provocou a liberação de gases irritantes, segundo o Corpo de Bombeiros.

Seis pacientes, nove colaboradores do hospital e um funcionário terceirizado foram expostos. O hospital informou que todos os pacientes foram levados para outras áreas em condições clínicas seguras. Os colaboradores que tiveram contato com o ácido foram avaliados no próprio hospital e encaminhados a um Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) para observação, recebendo alta em seguida.

De acordo com a instituição, o acidente ocorreu por volta das 20h, durante o manuseio de um equipamento de hemodiálise por um técnico de uma empresa terceirizada. O Corpo de Bombeiros isolou a área, neutralizou o produto químico e fez a higienização do local conforme os protocolos de segurança.

O hospital informou que a empresa terceirizada foi notificada e que instaurou processo de apuração para identificar as causas do incidente.


Derramamento Ácido Hospital Araújo Jorge Goiânia Goiás,