Matérias
Valdir Araújo
Deputado Rubens Marques, do União Brasil, confirma articulações e quer ouvir Caiado antes de decidir
Rubens Marques avalia convite para secretaria na gestão Mabel
13/09/2025, às 09:07 · Por Redação
O deputado estadual Rubens Marques (União Brasil) confirmou que avalia convite para assumir uma secretaria extraordinária na Prefeitura de Goiânia. Em conversa com a jornalista Cileide Alves, do jornal O Popular, nesta sexta-feira (12/9), ele disse que já houve tratativas com o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), e com o prefeito Sandro Mabel.
Segundo Rubens, ainda falta um encontro direto com o prefeito, que viajou para o interior, e também uma conversa com o governador Ronaldo Caiado, prevista para a próxima semana. A articulação começou com o deputado Álvaro Guimarães, primeiro suplente do UB, e com o ex-deputado Dr. Antônio, segundo suplente, que trabalham para viabilizar a licença de Rubens.
O parlamentar explicou que topou a possibilidade de se licenciar para abrir vaga ao suplente: “Eu aceitei me licenciar porque admiro muito o Álvaro”. A ideia inicial era que ele ocupasse uma secretaria estadual, mas a negociação não avançou, o que levou à proposta de um cargo na administração municipal.
A Constituição de Goiás, em seu artigo 15, permite que deputados estaduais assumam funções de ministro de Estado, governador de Territórios ou secretarias estadual e da Prefeitura de Goiânia. Uma proposta que amplia essa autorização para secretarias de cidades com mais de 100 mil habitantes tramita na Assembleia, mas ainda não tem consenso.
Servidor de carreira da Saneago, Rubens foi deputado entre 2019 e 2023. Na eleição de 2022, ficou como primeiro suplente e assumiu em 27 de dezembro de 2024, após a renúncia de Renato de Castro para assumir a Prefeitura de Goianésia em 1º de janeiro de 2025.
Política Rubens Marques Alego Prefeitura de Goiânia Goiás,