Matérias
Divulgação.jpeg)
Primeiro processamento de bovinos com rastreabilidade individual ocorre na unidade da Friboi em Marabá
JBS distribui mais de 120 mil brincos para rastreamento de gado
12/09/2025, às 09:29 · Por Redação
A JBS, por meio do programa Acelerador JBS, entregou 123.765 brincos de identificação para rastrear rebanhos no Pará, dos quais 65.902 já foram aplicados em 89 propriedades. O avanço permitiu que a Friboi realizasse em Marabá o primeiro abate de bovinos com rastreabilidade individual no estado.
O lote inicial, com 20 machos de uma fazenda local, foi processado sob inspeção federal e monitorado pela plataforma do Programa Pecuária Sustentável do Pará, desde a saída da propriedade até a indústria. O produtor Vinicius Lima, da Apoema Agro, forneceu o gado rastreado e espera receber mais 2 mil brincos. Para ele, a identificação individual valoriza a carne e torna o negócio mais competitivo.
O Acelerador JBS integra um investimento de R$ 35 milhões para apoiar pecuaristas na adesão à Plataforma Pecuária Transparente. O programa fornece assistência técnica, tags de identificação e ferramentas digitais. A distribuição gratuita de brincos vai até dezembro de 2025. Segundo Fábio Dias, líder de Pecuária Sustentável da empresa, o processamento dos primeiros animais rastreados reforça o compromisso de “apoiar os produtores na construção de uma pecuária mais sustentável e transparente”.
O Programa Pecuária Sustentável do Pará, lançado pelo governo estadual durante a COP28 em Dubai, prevê que, a partir de janeiro de 2026, todo o gado em trânsito esteja identificado individualmente e que, em 2027, o rebanho total do estado esteja rastreado. Em paralelo, a JBS e a ONG The Nature Conservancy planejam doar 2 milhões de brincos financiados pelo Bezos Earth Fund, além de 175 leitores de RFID à Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).
A companhia também mantém, no estado, quatro unidades do programa Escritórios Verdes — em Marabá, Redenção, Tucumã e Santana do Araguaia — para auxiliar na regularização ambiental de propriedades. Em todo o país, quase 20 mil fazendas já tiveram apoio para se regularizar, sendo mais de 4 mil apenas no Pará.
Gestão Friboi Brincos Rastreamento,