Matérias
Divulgação
Conhecido como uma das principais autoridades em Direito do Trabalho, Cortez dedicou sua vida à academia e à vida pública
Morre Julpiano Chaves Cortez, ex-procurador de Goiânia e autoridade em Direito do Trabalho
11/09/2025, às 09:44 · Por Redação
Morreu na tarde desta quarta-feira, 10, aos 85 anos, Julpiano Chaves Cortez, renomado professor de Direito e ex-procurador-geral de Goiânia. Conhecido como uma das principais autoridades em Direito do Trabalho, Cortez dedicou sua vida à academia e à vida pública.
Em sua trajetória, Cortez foi professor da Faculdade de Direito da UFG, da Universidade Católica de Goiás (atual PUC-GO) e atuou como procurador-geral de Goiânia em 1986, durante a gestão de Daniel Antônio de Oliveira, o primeiro prefeito eleito após a ditadura. Ele também foi superintendente regional do Trabalho em Goiás e Tocantins.
Autor de 17 livros e artigos, Julpiano Chaves Cortez foi conselheiro da OAB-GO, um dos fundadores do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) e foi reconhecido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 18ª Região) com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
O desembargador Eugênio Cesário, presidente do TRT-GO, lamentou a perda, destacando o legado de conhecimento e comprometimento de Cortez com a justiça. "Dr. Julpiano dedicou sua trajetória profissional à advocacia e à produção acadêmica, influenciando gerações de advogados e estudiosos do Direito", afirmou.
O velório de Julpiano Chaves Cortez será nesta quinta-feira, 11, na Capela 4 do Cemitério Jardim das Palmeiras, com sepultamento marcado para as 10h. A missa de sétimo dia ocorrerá no próximo sábado (13), na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Morte Goiânia Direito TRT