Poder Goiás

Goiânia, 02/10/25
Matérias
Divulgação

Nota rebate ainda a justificativa da porta-voz norte-americana Karoline Leavitt, que alegou que as medidas visam “defender a liberdade de expressão”

Governo Lula repudia ameaça dos EUA de usar “poder militar” no julgamento de Bolsonaro

10/09/2025, às 09:49 · Por Redação

Em nota divulgada nesta última terça-feira (9), o Itamaraty condenou a ameaça feita pelos Estados Unidos de intervenção militar em decorrência do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A chancelaria classificou a declaração da Casa Branca como um atentado à soberania do Brasil.

“O governo brasileiro condena o uso de sanções econômicas ou ameaças de uso da força contra a nossa democracia”, afirmou o comunicado oficial.

O texto rebateu ainda a justificativa da porta-voz norte-americana Karoline Leavitt, que alegou que as medidas visam “defender a liberdade de expressão”. O Itamaraty destacou que proteger a liberdade de expressão passa pela defesa da democracia e pelo respeito à vontade popular expressa nas urnas.

Sem citar nomes, o governo brasileiro também criticou a tentativa de governos estrangeiros de apoiar forças antidemocráticas para pressionar as instituições nacionais.


Governo Lula EUA Jair Bolsonaro