Matérias
Divulgação
Curso de Gastronomia em Pirenópolis, não recebia alunos desde o vestibular de 2019 e Sistemas para Internet, em Itaberaí, ficou sem ingresso de novos alunos desde 2024
UEG retoma oferta de cursos em Pirenópolis e Itaberaí para o vestibular de 2026
09/09/2025, às 14:52 · Por Redação
Universidade Estadual de Goiás (UEG) anuncia o retorno de dois cursos que estavam sem novos ingressantes: Gastronomia, no câmpus de Pirenópolis, e Sistemas para Internet, em Itaberaí. As vagas estarão disponíveis no vestibular programado para 2 de novembro de 2025, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2026.
O curso de Gastronomia em Pirenópolis, a cerca de 130 quilômetros de Goiânia, não recebia alunos desde o vestibular de 2019, com ingresso em 2020. A suspensão ocorreu pela falta de professores concursados, problema que foi resolvido em agosto, após a convocação de docentes selecionados em concurso público realizado há dois anos.
Já o curso de Sistemas para Internet, em Itaberaí, ficou sem ingresso de novos alunos desde 2024, devido a uma decisão judicial que obrigou a desocupação do prédio da unidade. A reversão dessa decisão permitiu a retomada da oferta do curso.
De acordo com o reitor da UEG, Antonio Cruvinel Borges Neto, o retorno desses cursos faz parte de um planejamento estratégico da universidade para garantir a qualidade do ensino nas unidades. "A estrutura em Pirenópolis é muito boa, faltava apenas o corpo docente, que foi regularizado em agosto. Em Itaberaí, a suspensão por decisão judicial foi revertida e agora podemos voltar a ofertar o curso", explicou.
No total, o vestibular deste ano oferecerá 4.350 vagas, com as duas novas ofertas somando 80 oportunidades, 40 para cada curso. Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, a UEG tem registrado crescimento no número de matrículas, passando de 9 mil para 13,5 mil alunos atualmente, com um aumento médio anual de 500 estudantes.
Apesar do crescimento, a universidade ainda enfrenta um índice de abstenção próximo de 30% nos vestibulares. Para tentar reduzir esse número, a prova deste ano será aplicada em um feriado, no dia 2 de novembro, data em que os candidatos tendem a estar mais disponíveis.
As inscrições, que custam R$ 50, foram abertas em 4 de setembro e encerram em 6 de outubro. Candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de sangue, medula óssea ou leite materno podem solicitar isenção até 15 de setembro.
Em relação à reestruturação da universidade, Borges Neto afirmou que não há previsão para o fechamento de novos câmpus além dos já planejados, que serão desativados apenas após a formatura dos alunos matriculados. A previsão é o encerramento das atividades nos câmpus de Edeia (até o final de 2025), Sanclerlândia, Niquelândia e Mineiros. Recentemente, o câmpus de Crixás foi fechado e seu prédio será destinado à Secretaria de Estado da Educação para abrigar uma escola de ensino fundamental e médio.
“Estamos cumprindo o compromisso de não deixar nenhum aluno sem concluir o curso. Apenas os desligamentos já previstos serão realizados, e não há previsão para novas suspensões ou retomadas de cursos além dos casos atuais”, concluiu o reitor em declaração dada ao Jornal O Popular.
UEG Pirenópolis Itaberaí