P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Divulgação

Atual senador tem procurado todos os demais pré-candidatos para conversar

Vanderlan cobra união das oposições para voltar a enfrentar Iris

11/02/2020, às 08:05 · Por Eduardo Horácio

O senador Vanderlan Cardoso, que está a caminho do PSD, sonha em disputar o Governo de Goiás, em 2022, mas flerta com a possibilidade de ser candidato a prefeito de Goiânia em outubro. Ainda que de forma indireta, o parlamentar colocou à mesa sua principal condição para encarar nova disputa contra o prefeito Iris Rezende (MDB): unir partidos de oposição em torno de seu projeto.

Até o momento, Vanderlan Cardoso não se posicionou como pré-candidato ao Paço. Chegou a negar a pretensão em alguns momentos. Porém, nos últimos dias, avaliando a troca do PP para o PSD, o senador tem deixado a possibilidade de disputar o Paço Municipal em aberto. Ao Giro, de O Popular, Vanderlan falou de uma possível união dos partidos de oposição contra Iris.

Segundo Vanderlan, “adversário é quem está com o poder na mão”, caso do prefeito Iris Rezende. Dessa forma, ele tem procurado todos os demais pré-candidatos para conversar. Até aqui, o senador não cobrou apoio publicamente, nem impôs suas condições, mas deixou em aberto a possibilidade de unidade entre os atuais pré-candidatos conhecidos na Capital.

Dificuldades

Não é no cenário atual que Vanderlan Cardoso enfrenta dificuldades para deslanchar um projeto eleitoral. Foi assim quando decidiu disputar o Governo de Goiás, em 2010 e 2014, e o Paço, em 2016.

Em todas essas campanhas, os projetos resumiam-se a uma candidatura solo de Vanderlan, em legendas distintas e com apoios diversos. Foi assim que se lançou candidato pela base do então governador Alcides Rodrigues, em 2010. Fora do segundo turno, ele aderiu à campanha de Iris Rezende (MDB), contra Marconi Perillo (PSDB)

O mesmo grupo político, mais desidratado, sustentou sua campanha em 2014. Com o mesmo desfecho de quatro anos antes, Vanderlan tomou rumo diferente na etapa final da campanha. Preferiu a neutralidade, beneficiando a reeleição do tucano. Dois anos depois, ao lado de Marconi, fez campanha contra Iris em Goiânia.

Como disputou todas as eleições de 2004 para cá, exceto em 2012, não é improvável que Vanderlan Cardoso seja candidato mais uma vez. Nessa altura, difícil é saber quem estará em seu palanque.


Vanderlan Cardoso Iris Rezende Prefeitura de Goânia
P U B L I C I D A D E