Poder Goiás

Goiânia, 02/10/25
Matérias
Divulgação

O novo capim já está sendo comercializado em diversos estados, incluindo o Nordeste

Nova pastagem multiplica por dez a produtividade do gado, em tecnologia desenvolvida em Goiás

08/09/2025, às 10:55 · Por Redação

Uma nova pastagem, o Tifton 85, resultado de tecnologia goiana, promete revolucionar a pecuária com um rendimento até dez vezes superior à média nacional. Conforme reportagem de Lucia Monteiro, do jornal O Popular, o capim, criado a partir do cruzamento de gramíneas de diferentes climas, tem alcançado produtividade de 40 arrobas por hectare ao ano, enquanto a média nacional é de apenas quatro.

O Tifton 85 se destaca por ter o dobro do valor nutritivo do capim braquiária, o mais comum no Brasil. Além disso, a pastagem densa protege o solo da erosão e evita a poluição de rios. "Você aumenta a produção com redução de custos", explica Oswaldo Stival Neto, presidente da Amazon Mudas, indústria de Brazabrantes que desenvolveu a tecnologia de clonagem e plantio do capim.

O principal desafio para a implementação do Tifton 85 no Brasil era a dificuldade de germinação das sementes, por ser um híbrido. A Amazon Mudas resolveu esse problema com a produção de mudas e o plantio mecanizado, similar ao de batata ou tomate.

O novo capim já está sendo comercializado em diversos estados, incluindo o Nordeste. Com a produtividade do Tifton 85, é possível criar de 6 a 7 animais por hectare, enquanto a média nacional é de apenas uma cabeça. Segundo Stival, a pecuária brasileira poderia atender a demanda de consumo de proteína animal até 2050, com um aumento de 50% na produção, se projetos como este fossem implementados em apenas 20% das pastagens do país.


Agro Agronegócio Goiás Economia Negócios