Matérias
André Costa
Região Sudoeste de Goiás deve desempenhar papel estratégico nas eleições de 2026, com a maioria dos pré-candidatos a deputado estadual e federal declarando apoio ao vice-governador Daniel Vilela
Apoio do Sudoeste reforça pré-candidatura de Daniel Vilela
07/09/2025, às 09:00 · Por Redação
A região Sudoeste de Goiás deve desempenhar papel estratégico nas eleições de 2026, com a maioria dos pré-candidatos a deputado estadual e federal declarando apoio ao vice-governador Daniel Vilela (MDB) para o governo estadual. Levantamento realizado pelo jornal Opção aponta que, de 41 nomes apurados em cidades como Rio Verde, Jataí, Mineiros, Quirinópolis, Santa Helena, Acreúna e Bom Jesus de Goiás, mais de dois terços já se alinham ao emedebista.
Daniel é natural de Jataí e filho do ex-governador Maguito Vilela, cuja trajetória política consolidou a presença da família na região. Essa herança eleitoral é considerada decisiva para que o MDB fortaleça palanques no interior. “A maioria dos prefeitos do Sudoeste é caiadista”, disse uma fonte, ao destacar que a base de Ronaldo Caiado (UB) tende a reforçar a candidatura do vice.
Rio Verde, quarto maior PIB do estado, deve ter no médico e ex-prefeito Paulo do Vale (UB) o principal articulador de Daniel. Ele é cotado para concorrer à Assembleia Legislativa ou compor a chapa majoritária como vice ou suplente de Gracinha Caiado (UB), pré-candidata ao Senado. Seu filho, o deputado Lucas do Vale (MDB), deve disputar a Câmara dos Deputados. A deputada Marussa Boldrin (MDB) também deve apoiar Daniel.
Em Jataí, Humberto Machado (MDB), ex-prefeito, é apontado como principal cabo eleitoral de Daniel. Outros nomes, como Guilherme Alves (MDB) e vereadores ligados ao PL e Republicanos, também se movimentam para 2026, com parte deles vinculada ao senador Wilder Morais (PL).
Em Mineiros, o prefeito Aleomar Rezende (MDB) e o líder rural José Mário Schreiner (MDB) já confirmaram apoio a Daniel. Pré-candidaturas locais incluem a ex-primeira-dama Ana Paula Rezende (MDB) e a deputada estadual Rosângela Rezende (MDB).
Em Quirinópolis, Paulo Cezar Martins (PL), apesar da filiação, é próximo de Daniel e pode apoiá-lo. O prefeito Anderson de Paula (PDT) já está ao lado do emedebista. Santa Helena, Bom Jesus e Acreúna também indicam que prefeitos e vereadores locais devem subir no mesmo palanque.
Oposição
A oposição, representada por Wilder Morais (PL), Marconi Perillo (PSDB) e Adriana Accorsi (PT), tem encontrado dificuldade em consolidar apoios expressivos na região. Em Rio Verde, Wilder conta com o apoio de Lissauer Vieira (PL) e do empresário Daniel Cunha (Novo). Em Jataí, o prefeito Geneilton Assis (PL) é um dos poucos aliados. No entanto, a leitura predominante entre lideranças locais é de que a força política e administrativa do governo estadual, somada à presença histórica dos Vilelas, deve garantir vantagem a Daniel na construção da sua candidatura.
Política Eleições 2026 Daniel Vilela Governo de Goiás,