Poder Goiás

Goiânia, 02/10/25
Matérias
Divulgação

Alunos do EMEI Monteiro Lobato, no Jardim Tiradentes, disputaram com escolas de seis estados ações voltadas à comunidade

Escola de Aparecida é finalista em prêmio nacional de cidadania

05/09/2025, às 16:04 · Por Redação

Aparecida de Goiânia ganhou destaque nacional com a indicação da Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Monteiro Lobato, do setor Jardim Tiradentes, entre as dez finalistas do prêmio Estudantes em Movimento, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A iniciativa reconhece projetos desenvolvidos por alunos e professores que promovem a cidadania e melhorias na comunidade.

O resultado foi anunciado em uma transmissão ao vivo no YouTube do Conaci, nesta quinta-feira (4). Apesar de não levar o título, a escola de Aparecida foi celebrada como exemplo de engajamento estudantil. Os vencedores foram a Escola Tomé Francisco da Silva (PE), na categoria Estadual, e a Escola Municipal Amador Aguiar (MG), na categoria Municipal.

Orgulho para Aparecida

“Isso é motivo de orgulho para nós, que estamos lutando muito para melhorar a educação de Aparecida. Mostra que o município agora segue no caminho certo, aperfeiçoando a infraestrutura das escolas e o ensino, e incentivando os alunos a serem cidadãos participativos”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.

A secretária municipal de Educação, professora Núbia Farias, explicou que o projeto mobilizou os 120 alunos do 5º ano, sob orientação da professora Lilian de Paula. “Eles fizeram estudo sobre as funções da escola, entrevistas com colegas e professores e até uma auditoria cívica, se envolvendo profundamente nas ações”, destacou.

O diretor da unidade, Thiago Barbosa Coutinho, celebrou o reconhecimento: “Trabalhamos para que nossos discentes se desenvolvam em todas as suas habilidades. Ser indicado ao prêmio é a consolidação de um trabalho realizado pela nossa escola”.

Cidadania na prática

De acordo com o Conaci, os projetos inscritos no prêmio incluíram revitalização de bibliotecas, hortas e espaços de convivência, campanhas de acessibilidade, doação de produtos de higiene, mobilizações comunitárias e uso sustentável da água, entre outras iniciativas.

Além da escola de Aparecida, outra instituição goiana também chegou à final: o Colégio Municipal Professor Lourenço Batista, de Rio Quente. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 25 de setembro, no K Hotel, em Goiânia, durante o 21º Encontro Nacional de Controle Interno.

Finalistas do prêmio Estudantes em Movimento


EMEI Monteiro Lobato – Aparecida de Goiânia (GO)


Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria – BA


Escola Municipal Leon Renault – Brumadinho (MG)


Escola Lions Club Companheiro Oscar Maluche – Brusque (SC)


Escola Municipal Amador Aguiar – Conceição do Mato Dentro (MG)


Escola Municipal Altina de Paula Souza – Paracatu (MG)


Escola Tomé Francisco da Silva – PE


Colégio Municipal Professor Lourenço Batista – Rio Quente (GO)


Escola Municipal Joubert de Carvalho – Uberaba (MG)


UMEF Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho – Vila Velha (ES)


Aparecida de Goiânia Cidadania Escola Educação