Poder Goiás

Goiânia, 02/10/25
Matérias
Divulgação

Pedro Paulo de Medeiros afirmou que o primeiro dia de julgamento reafirma a importância da cidadania e do devido processo legal

Representante da OAB no julgamento da tentativa de golpe destaca respeito às prerrogativas no STF

03/09/2025, às 16:55 · Por Redação

O advogado goiano Pedro Paulo de Medeiros, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, foi um dos três representantes da Ordem dos Advogados do Brasil presentes no primeiro dia do julgamento da Ação Penal 2668, que apura a tentativa de golpe de Estado e tem o ex-presidente Jair Bolsonaro entre os réus.

Em entrevista ao Jornal Opção, Pedro Paulo avaliou que a sessão desta terça-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF) transcorreu com tranquilidade e dentro da normalidade institucional:

“Os advogados e advogadas tiveram suas prerrogativas respeitadas. O clima do julgamento reafirma a importância da cidadania e o devido processo legal”, declarou.

Ele ressaltou ainda o caráter histórico do processo: “Continuaremos acompanhando as próximas sessões, diante do simbolismo desse julgamento para o Sistema de Justiça brasileiro e para a Democracia”, completou.

O julgamento

O STF iniciou nesta terça-feira a análise do caso que envolve oito réus apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como integrantes do chamado “Núcleo Crucial” da denúncia.

Entre os acusados estão:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;

Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da Abin;

Almir Garnier Santos, almirante e ex-comandante da Marinha;

Augusto Heleno, general da reserva e ex-ministro do GSI;

Mauro Cid, tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;

Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;

Walter Braga Netto, general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.

O julgamento, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, deve se estender por várias sessões e é considerado um dos mais relevantes da história recente do país.


OAB Pedro Paulo Medeiros