Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Decisão do prefeito Iris Rezende de disputar a reeleição deve ainda promover mudanças profundas no atual quadro eleitoral

Goiânia já tem 13 pré-candidatos à sucessão do prefeito Iris Rezende

10/02/2020, às 07:03 · Por Eduardo Horácio

Com a indefinição do prefeito Iris Rezende (MDB) de concorrer à reeleição em Goiânia, pelo menos outros 13 nomes já se apresentaram para a disputa eleitoral na Capital. A maioria dos partidos já tem liderança definida, mas o quadro atual deve sofrer alterações com alianças, desistências e, principalmente, com a tomada de decisão de Iris.

Alguns pré-candidatos já se apresentaram desde o ano passado, outros surgiram nos últimos dias e novos devem ser lançados nos próximos meses. No primeiro grupo, de nomes já consolidados, estão os deputados federais Elias Vaz (PSB) e Francisco Júnior (PSD), também os estaduais Adriana Accorsi (PT) e Major Araújo (PSL), além do ex-senador e secretário estadual Wilder Morais (Pros). A vereadora Cristina Lopes é outro nome certo na disputa após trocar o PSDB pelo PL para se lançar candidata.

Todos esses nomes estão colocados há meses e com poucas chances de recuo no momento. No caso do PSD, porém, a chegada do senador Vanderlan Cardoso, que não descarta ser candidato, pode alterar os rumos do partido na Capital. Políticos e analistas avaliam, no entanto, que o senador quer apenas deixar seu nome em evidência e Francisco Júnior estará de fato na disputa.

Dos nomes que se apresentaram mais recentemente, quem tem feito maior barulho é o deputado estadual Talles Barreto (PSDB). O parlamentar decidiu fazer reuniões nos bairros, apresentar um projeto de governo e tem anunciado que o PSDB realizará prévias para escolher o candidato – ele, porém, é o único tucano com tal disposição até aqui.

Outro deputado estadual que se apresentou para a disputa em Goiânia é o apresentador de televisão Alysson Lima ao trocar o PRB pelo Solidariedade na última semana. Já o deputado Eduardo Prado deixou o PV de olho na sucessão, mas ainda anunciou nova filiação partidária. O também deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), com base eleitoral na capital, também tem se apresentado como pré-candidato.

A Rede Solidariedade apresentou a arquiteta Maria Ester Souza como pré-candidata, já o Psol tem como pré-candidata a funcionária pública Mariana Lopes, feminista e ativista.   

Fator Iris

A decisão do prefeito Iris Rezende de disputar a reeleição deve promover mudanças profundas no atual quadro eleitoral em Goiânia. Se decidir ser candidato, Iris deve receber o apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM) e de diversos partidos que compõem a base do prefeito na Câmara Municipal. Assim, algumas pré-candidaturas naturalmente seriam retiradas.

Além disso, o favoritismo atual de Iris também pode minar outras pré-candidaturas. É mais provável que vários nomes se juntem em torno de um projeto mais consolidado para enfrentar o emedebista. Um exemplo é o diálogo permanente entre Vanderlan, Francisco Júnior, Cristina Lopes e Elias Vaz.

Se Iris ainda não bateu o martelo, mesmo cada vez mais sinalizando para nova candidatura, o MDB não estará fora de disputa. O ex-governador Maguito Vilela transparece desejo de entrar na disputa, caso Iris não seja candidato. É o nome reserva do MDB.

Lista de pré-candidatos a prefeito de Goiânia:

Adriana Accorsi – PT

Alysson Lima – Solidariedade

Dra. Cristina Lopes – PL

Eduardo Prado – Sem partido

Elias Vaz – PSB

Francisco Júnior – PSD

Major Araújo – PSL

Maria Ester – Rede

Mariana Lopes – Psol

Talles Barreto – PSDB

Vanderlan Cardoso – PSD

Virmondes Cruvinel – Cidadania

Wilder Morais – Pros



Goiânia Eleições 2020 Iris Rezende
P U B L I C I D A D E