Matérias
Lucas Diener
Caiado voltou a defender a estratégia de múltiplas candidaturas da direita em 2026 e se reuniu com o colega Romeu Zema, também pré-candidato à disputa presidencial
Em Minas Gerais, Caiado reforça pré-candidatura e promete anistia ampla se chegar à Presidência
02/09/2025, às 16:59 · Por Redação
Em agenda em Belo Horizonte nesta terça-feira (2/9), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) reafirmou que, caso seja eleito presidente da República em 2026, seu primeiro ato será “conceder anistia ampla, geral e irrestrita a todos” os acusados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A declaração ocorreu no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento de oito réus, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por tentativa de golpe de Estado durante e depois das eleições de 2022.
Caiado criticou a condução do processo e defendeu que julgamentos envolvendo um ex-presidente deveriam ser analisados pelo plenário do STF, com a participação de todos os ministros, e não apenas pela Primeira Turma. Segundo ele, no momento cabe à sociedade aguardar a decisão da Corte, mas o tema deve ganhar centralidade no debate eleitoral de 2026, quando o país discutirá formas de alcançar a pacificação política.
Nesse contexto, o governador goiano reiterou sua posição de que a anistia é a medida mais adequada para encerrar os impasses relacionados aos atos de 8 de janeiro. As declarações foram feitas em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde Caiado foi recebido pelo presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB).
No início do dia, Caiado foi recebido pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), no Palácio Tiradentes, sede do Executivo mineiro. Também pré-candidato à Presidência, Zema elogiou a gestão do colega goiano. “Prazer muito grande receber o governador Caiado, que está fazendo uma gestão muito bem avaliada em Goiás”, afirmou.
O governador Ronaldo Caiado destacou a sintonia com o mineiro e disse que a conversa abordou cenários políticos em diferentes níveis, incluindo a disputa presidencial de 2026. “Conversamos bastante sobre política e sobre o nosso futuro em 2026”, declarou, acrescentando que espera retribuir a visita em breve, recebendo Zema em Goiás.
Durante a passagem por Minas, Caiado também destacou resultados de sua gestão em Goiás desde 2019. Na educação, lembrou que o Estado alcançou o 1º lugar no Ideb de 2024 e a 2ª posição no ranking nacional de alfabetização infantil do MEC. Na segurança pública, citou a redução de 52,1% nos homicídios desde 2019, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Já no campo social, ressaltou a menor taxa de pobreza da história de Goiás em 2023, de 1,3% da população, o segundo melhor índice do país.
Política Eleições 2026 Corrida Presidencial Ronaldo Caiado Romeu Zema Minas Gerais Goiás,