Poder Goiás
Goiânia, 04/09/25
Matérias
Divulgação

Projeto iniciado em 2015 já atravessou quatro gestões e está parado desde 2020; nova previsão é concluir em 10 meses

Em quinta tentativa, Prefeitura de Goiânia retoma obras do Corredor T-7

02/09/2025, às 16:33 · Por Redação


A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta segunda-feira (1º) a quinta tentativa de concluir o Corredor T-7, obra iniciada em 2015 na gestão de Paulo Garcia (PT) e que está paralisada desde 2020, quando havia alcançado 64% de execução.

O prefeito Sandro Mabel (UB) assinou a ordem de serviço para a retomada dos trabalhos no trecho de 8 km entre a Praça Cívica e o Terminal Bandeiras. A obra será executada pela Designe Engenharia, vencedora da licitação aberta em 2024, ao custo de R$ 8,68 milhões. O prazo de entrega é de 10 meses.

Dez anos de impasses

O Corredor T-7 integra um pacote de corredores preferenciais do transporte coletivo planejado em 2012. À época, apenas esse projeto saiu do papel, mas parou em 2016 por falta de contrapartida municipal. Outras gestões — de Iris Rezende (MDB) e Rogério Cruz (SD) — também tentaram dar continuidade, mas esbarraram em entraves técnicos e contratuais.

Em 2021, por exemplo, a tecnologia prevista no projeto original já estava defasada, o que levou ao distrato com a empresa anterior e à necessidade de uma nova licitação.

O que será feito

De acordo com a Seinfra, o contrato prevê a instalação de 24 pontos de ônibus metálicos, com bancos e cobertura contra chuva e sol, além de mais cinco estruturas em pontos estratégicos. Também serão finalizadas a pavimentação e as calçadas acessíveis com piso tátil.

Apesar da paralisação, a prefeitura afirma que a maior parte das obras está preservada e apenas alguns trechos de calçadas precisarão ser refeitos.

Na mesma cerimônia, Mabel também assinou a ordem de serviço para as obras de drenagem no entorno do Parque Flamboyant.


Prefeitura de Goiânia Corredor T-7