Matérias
Divulgação - Corpo de Bombeiros
Espaço no Setor Jaó foi atingido por um incêndio nesta segunda-feira (1º/9); estrutura foi comprometida pelo calor, mas não houve vítimas
Goiás ultrapassa 10 mil focos de incêndio em 2025
02/09/2025, às 09:42 · Por Redação
O Corpo de Bombeiros de Goiás registrou 10,4 mil incêndios urbanos e florestais até o fim de agosto de 2025. O número representa aumento no total de atendimentos em comparação a 2024, mas, segundo a corporação, com menor avanço de queimadas de grandes proporções.
Somente em agosto foram contabilizadas 3,8 mil ocorrências, o maior volume dos últimos três anos. O comparativo mostra alta de 18,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Ainda assim, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) apontam queda de 20,3% no número de grandes incêndios: 892 neste ano contra 1,1 mil em 2024.
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, a diferença entre os indicadores reflete maior eficiência no combate. “Estamos agindo mais, porque as pessoas estão provocando mais, mas também estamos apagando muito mais, tendo rapidez para apagar os focos no começo, antes que se perca o controle”, afirmou ao jornal O Popular.
O major Diego de Almeida Ferreira, do CBM-GO, acrescenta que o reforço estrutural contribuiu para a resposta. “Temos um efetivo maior, tivemos aumento de 53 viaturas, até com picapes tanque, que estão localizadas principalmente perto das áreas de conservação. De forma geral, em número de ocorrência, está menor”, disse. Ele destacou também o trabalho do Comitê Integrado do Fogo, voltado para ações preventivas e responsabilização de incendiários.
Setembro
Tanto Amorim quanto Ferreira alertam que setembro deve ser mais crítico, em razão do pico da seca. Até esta segunda-feira (1º), 28 focos foram registrados em um único dia. A baixa umidade, somada às altas temperaturas e ao acúmulo de biomassa, cria ambiente favorável para a propagação das chamas.
Entre as ocorrências mais graves estão os incêndios em Monte Alegre de Goiás e Nova Roma, que já consumiram 66 mil hectares desde o início de agosto, elevando o total de área queimada no estado em 2025 para 175,5 mil hectares. Outro foco ativo está em Pirenópolis, que já destruiu cerca de 4 mil hectares e obrigou o fechamento temporário da Cachoeira dos Dragões.
Fogo na capital
Na manhã de segunda-feira (1º/9), um incêndio atingiu o Espaço Dois Ipês, ao lado do Clube Jaó, em Goiânia. Foram mais de sete horas de combate, com 35 bombeiros e 12 viaturas. Segundo a corporação, a estrutura foi comprometida pelo calor, mas não houve vítimas. O local informou, em nota, que apenas áreas administrativas foram atingidas, sem danos ao salão principal.
Incêndio Corpo de Bombeiros Focos Goiânia Goiás,