Matérias
Divulgação
Nos bastidores, a avaliação é de que a mudança pode prejudicar o prefeito Sandro Mabel (UB)
Câmara de Goiânia cria novas regras para composição de CEIs
29/08/2025, às 09:00 · Por Redação
O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou nesta quinta-feira (28) um requerimento do vereador Léo José (SD) que estabelece regras para a definição de vagas nas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs). A medida, aprovada por 19 votos a 12, já valerá para a comissão destinada a investigar o contrato e os serviços do Consórcio Limpa Gyn.
Principais mudanças
O texto aprovado mantém o critério de proporcionalidade partidária, mas acrescenta três pontos:
Critério de proporcionalidade: todas as comissões temporárias seguirão parâmetros semelhantes aos da Câmara dos Deputados.
Desempate: em caso de empate entre blocos ou partidos, a vaga será definida pela soma dos votos obtidos por cada vereador do grupo na eleição de 2020.
Irrevogabilidade: as indicações para composição das CEIs não poderão ser alteradas, para evitar manobras posteriores.
Na prática, a nova regra de desempate pode garantir uma vaga ao PL, que sozinho teria mais votos somados do que alguns blocos recém-criados.
Impactos políticos
O presidente da Casa, Romário Policarpo (PRD), afirmou que a decisão corrige “omissões” do regimento interno e será aplicada também a futuras CEIs. Segundo ele, a distribuição oficial de vagas da CEI do Limpa Gyn deve ser divulgada na próxima semana, após cálculo proporcional.
Nos bastidores, a avaliação é de que a mudança pode prejudicar o prefeito Sandro Mabel (UB), que tende a não conquistar maioria na comissão e pode ter dificuldades para emplacar aliados na presidência e relatoria. Partidos menores, com baixo desempenho eleitoral, também devem perder espaço — o que já alimenta discussões sobre a possibilidade de judicialização da medida.
Sandro Mabel Mudanças Vereadores CEI

