Matérias
Anabolizados pelas emendas parlamentares, com prefeitos comprometidos e turbinados pela generosidade dos partidos com cotas do fundo eleitoral para os já detentores de mandato, não será fácil tirar do cargo quem já está em Brasília
Quem sai? Quem fica?
Coluna do Pablo Kossa: Disputa para a Câmara dos Deputados será um briga de foice no escuro de gente graúda
29/08/2025, às 01:29 · Por Pablo Kossa
Tem pouca gente falando, mas a briga de cachorro grande de verdade nas eleições de 2026 em Goiás será a por um cargo de deputado federal. Será uma carnificina brutal, com pouco espaço pra novidade e muito gigante da política goiana disputando poucas vagas. Com isso, é claro que muito fortão vai ficar chupando o dedo sem mandato.
Digo isso por que as 17 vagas serão disputadas em grande parte por aqueles que já são deputados – dois ou três, no máximo, tentarão outros cargos.
Quem lá já está, já entra com favoritismo.
Anabolizados pelas emendas parlamentares, com prefeitos comprometidos e turbinados pela generosidade dos partidos com cotas do fundo eleitoral para os já detentores de mandato, não será fácil tirar do cargo quem já está em Brasília.
Além destes, chegam outros nessa disputa com cacife pesado. Gente que já teve mandato de expressão, senadores que talvez não tenham espaço a disputa de reeleição, revelações da Alego e da Câmara Municipal de Goiânia, alguma figura midiática que use sua popularidade pra virar um mandato, um influencer bombado que transforme seguidores em eleitores, nomes endossados por uma igreja ou segmento empresarial... Veja que o funil está estreito pra tanto calibre grosso.
A disputa pelo Senado parece mais desenhada, com menos figurões pleiteando as duas vagas. Quem almeja a Alego, conta com um quantitativo maior de cadeiras pra sonhar. E a disputa do Governo, você sabe, já tem contornos melhor delineados.
Sempre lembrando que política é como nuvem e, agorinha, pode estar tudo diferente nos céus goianos. Nunca é demais colocar isso.
Por ora, o fato é que será preciso ter estômago forte e gostar da briga pra encarar a disputa por uma vaga de deputado em Brasília. Se for o seu caso, separe um Dramin e esteja pronto pra pancadaria.

