Matérias
Divulgação
O instituto perguntou se o governador merece eleger o sucessor que indicar. Cavalares 73% dos goianos disseram que sim
Coluna do Pablo Kossa: Quaest traz ótimas notícias para Daniel Vilela
27/08/2025, às 11:18 · Por Pablo Kossa
Veja como as coisas na política podem parecer simples mas, na verdade, demandam reflexão mais detalhada para compreensão. A pesquisa Quaest contratada pela Genial Investimentos sobre as intenções de voto para 2026 parece ser sensacional para Marconi Perillo e apreensiva para Daniel Vilela. Mas essa não é a leitura precisa do cenário. Mais camadas devem ser observadas para uma interpretação do sentimento do goiano.
Na rodada divulgada hoje comparando com a de fevereiro, Marconi deu um salto de sete pontos percentuais chegando a 22. Ele está em empate técnico com Daniel, que marca 26 – o instituto trabalha com três pontos de margem de erro. Na anterior, a distância entre eles era de nove pontos. Um crescimento expressivo de Marconi, sem dúvidas. Para completar o cenário, Wilder Morais tem 10 e Adriana Accorsi, 8.
Então quer dizer que Marconi está com a faca e o queijo na mão? Huuumm... Os detalhes da pesquisa dizem que não mesmo.
Pesquisa a mais de 13 meses da eleição significa, antes de tudo, taxa de conhecimento. Marconi, governador de Goiás por quatro mandatos, é indubitavelmente ultra conhecido. Com o passar do temo, o desgaste de suas gestões vai ficando borrado na memória do eleitor. Logo, é natural um recall do tucano.
O que realmente vai determinar o voto do goiano de acordo com a Quaest é o apoio de Ronaldo Caiado. O instituto perguntou se o governador merece eleger o sucessor que indicar. Cavalares 73% dos goianos disseram que sim. Ou seja, muita gente que manifesta preferência por outros candidatos tende a reconsiderar seu voto quando tiver a informação de que Daniel é o candidato de Caiado. Logo, o que parecia ser uma pesquisa empolgante para Marconi, se mostra perigosa. E o que seria motivo de apreensão para Daniel se traduz em algo que dá esperança.
Simplificando: a Quaest coloca uma pulga atrás da orelha de Marconi e bota pilha em Daniel.
Ir para a parte funda da piscina é entender as nuances que uma pesquisa capta. E o sentimento goiano hoje é de continuidade perante o governo atual.
A coisa tende a melhorar muito pra Daniel quando o eleitor souber que ele é o cara de Caiado.
Pesquisa Quaest Ronaldo Caiado Daniel Vilela Pablo Kossa Coluna

