Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Desafio proposto é considerado populista e irreal para parte dos governadores, inclusive João Doria

Caiado busca conciliação entre governadores e Bolsonaro sobre redução do ICMS em combustíveis

07/02/2020, às 08:28 · Por Pedro Lopes

Após conflito aberto entre governadores e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no tocante à redução do ICSM sobre gasolina e diesel, o governador Ronaldo Caiado (DEM) se manifestou buscando conciliação. O presidente anunciou no último domingo, 2, que pretende enviar para apreciação do Congresso projeto de alteração de cobrança do imposto.

Em reação ao pronunciamento, 22 governadores tomaram a iniciativa de lançar uma carta em conjunto criticando a decisão, cujo mote do Governo Federal é o de zerar impostos da União se os estados zerarem o ICSM. O desafio proposto é considerado populista e irreal para parte dos governadores, inclusive João Doria (PSDB), que afirmou que o governo não pode jogar a responsabilidade para o colo dos governadores, já que a União tem maior capilaridade nos preços dos combustíveis. 

Em postagem nas redes sociais nesta quarta-feira, 5, o governador Ronaldo Caiado afirmou seu posicionamento. "Minha posição em relação a redução do ICMS dos combustíveis será de levar adiante proposta que Jair Bolsonaro fez ontem a nós, durante seu pronunciamento no evento de 400 dias de governo: buscar o diálogo para solução diante de problema que municípios, estados e União têm culpa”, escreveu, concluindo em seguida: “A revolta do cidadão brasileiro com a alta carga tributária que é paga sem receber de volta as obrigações de municípios, estados e União é indiscutível".




Governo Federal Economia ICMS Combustíveis Gasolina Ronaldo Caiado
P U B L I C I D A D E