Matérias
Divulgação
Projeto “Asfalta Goiânia” será executado pelos mesmos consórcios do Programa 500 km, mas Prefeitura não divulga lista de ruas nem quantidade de asfalto prevista
Prefeitura lança 3º programa de recapeamento em cinco anos
20/08/2025, às 17:11 · Por Redação
Goiânia terá um novo programa de recapeamento asfáltico, o terceiro da década. Batizado de Asfalta Goiânia, o projeto deve começar ainda neste mês, com frentes de serviço nas regiões oeste, noroeste e sudoeste da capital. A execução ficará a cargo do Consórcio Recape Gyn, formado pelas empresas Sobrado Construções, Goiás Construtora e GAE Construção e Comércio.
A contratação foi feita por adesão à ata de licitação lançada em 2023, ainda na gestão de Rogério Cruz (SD), quando surgiu o Programa 500 km. O modelo de contratação, que reduz a burocracia e acelera o processo, havia sido criticado pelo atual prefeito Sandro Mabel (UB) durante a campanha de 2024, por ser usado de forma recorrente pela administração anterior.
Nesta semana, outros três contratos devem ser publicados com o Consórcio CFJ – composto por Construtora e Transportadora Carvalho, Ferrari Engenharia e JM Terraplanagem. As frentes de trabalho serão divididas por regiões: norte e leste em um contrato, centro em outro e sul no terceiro.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a escolha pelo uso da ata de 2023 se deveu ao “menor tempo do trâmite processual para a contratação dos serviços”. A previsão é que os trabalhos comecem em 25 de agosto.
O Consórcio Recape Gyn receberá R$ 100,2 milhões pelo contrato, valor R$ 1,6 milhão menor que o firmado em 2023. A duração é de 12 meses.
No entanto, nem a Prefeitura nem a Seinfra divulgaram quantidade de asfalto contratada ou lista de ruas que receberão obras. O contrato disponível no portal da Transparência também não detalha esses pontos.
De acordo com o Jornal O Popular, o Asfalta Goiânia seguirá os mesmos moldes do Programa 500 km, apenas com mudança de nome. Na versão anterior, foram previstas 620 ruas em 107 bairros, totalizando 500 km de extensão.
O Programa 630 km, lançado em 2020 na gestão Iris Rezende (MDB) e concluído oficialmente apenas em março deste ano, tinha a marca de indicar claramente a quantidade de vias atendidas. Ele nasceu ainda em 2016, sob Paulo Garcia (PT), e foi viabilizado com empréstimo da Caixa Econômica Federal.
Já o Programa 500 km, iniciado em 2023, tinha 76% de execução até outubro do ano passado. Em fevereiro deste ano, foram retomados trabalhos em bairros como Jardim Novo Mundo, Cidade Jardim, Jardim Progresso e Leste Universitário. A atual gestão, porém, não informa qual o percentual concluído nem o que ainda falta ser executado.
Asfalta Goiânia Prefeitura de Goiânia

